VALEU A INSISTÊNCIA! Fifa libera, CBF pode divulgar áudios do VAR sem revisão, e São Paulo ouve lances pedidos no clássico | OneFootball

VALEU A INSISTÊNCIA! Fifa libera, CBF pode divulgar áudios do VAR sem revisão, e São Paulo ouve lances pedidos no clássico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·09 de outubro de 2025

VALEU A INSISTÊNCIA! Fifa libera, CBF pode divulgar áudios do VAR sem revisão, e São Paulo ouve lances pedidos no clássico

Imagem do artigo:VALEU A INSISTÊNCIA! Fifa libera, CBF pode divulgar áudios do VAR sem revisão, e São Paulo ouve lances pedidos no clássico

A CBF recebeu a liberação da Fifa, após consulta formal à entidade, a autorização para divulgar publicamente áudios e vídeos de decisões tomadas pela equipe de arbitragem mesmo nos casos em que não houve revisão na cabine do VAR, os chamados “lances sem revisão protocolar”.


Vídeos OneFootball


Os áudios solicitados pela diretoria do clube do Morumbi foram a não expulsão do zagueiro Gustavo Gómez por falta em Tapia, o pênalti não marcado de Allan no chileno, um lance de falta para cartão vermelho para Andreas Pereira por pisão em Marcos Antônio, uma falta não marcada por cotovelada de Gomez em Tapia, e outra infração do zagueiro rival não marcada sobre o são-paulino no lance que originou o primeiro gol do Palmeiras.

A CBF já era a única federação nacional a publicar os áudios de todos os lances com revisão formal no monitor, e agora reforça seu compromisso com a transparência com a permissão para divulgar também lances relevantes sem revisão na cabine.

Segundo informado pela Confederação, os áudios e vídeos dos lances sem revisão protocolar serão disponibilizados em até 24 horas após o término da partida, respeitando diretrizes técnicas e operacionais acordadas com a FIFA.

“Sempre consultamos a Fifa em questões que fogem à rotina: regras, resoluções, protocolos ou determinações da própria IFAB/Fifa. Nessa consulta argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência”, confirmou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.

Vitória nos bastidores

O Tricolor celebrou a liberação como uma grande vitória nos bastidores, após pedir a CBF para tornar público os áudios do VAR dos cinco lances polêmicos do clássico contra o Palmeiras do último domingo (5), no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

A solicitação da CBF junto a Fifa veio após o executivo de futebol tricolor Rui Costa ouvir os áudios junto da cúpula da Comissão de Arbitragem na última segunda-feira (6).

Costa foi o escolhido da diretoria para participar da reunião com Rodrigo Cintra, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, e do gerente técnico do VAR, Péricles Bassols. O objetivo principal foi elucidar ao dirigente tricolor as polêmicas decisões do árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pela fiscalização em vídeo, Ilbert Estevam da Silva, no clássico contra o Palmeiras.

O encontro aconteceu após a entidade máxima do futebol dar razão ao São Paulo nas reclamações e anunciar o afastamento por tempo indeterminado dos dois árbitros. O objetivo foi mostrar a Costa os áudios da conversa de Abel com Silva em cinco lances capitais apontados pelo Tricolor, que não podem se tornar públicos por conta do protocolo do VAR (somente decisões revisadas é que são divulgadas), mesmo com o pedido do presidente Julio Casares de que se fizesse uma exceção por conta da gravidade do ocorrido.

Nesse ponto, o alarde do Tricolor pode sim ser encarado como exagerado, como alega o Palmeiras, visto que mesmo os áudios que não são publicados pela CBF acabam disponibilizados aos clubes por meio de um fórum privado na internet, como forma de elucidar as decisões dos árbitros e dar mais transparência.

Saiba mais sobre o veículo