Van Dijk cobra responsabilidade de ex-jogadores comentaristas com os jovens | OneFootball

Van Dijk cobra responsabilidade de ex-jogadores comentaristas com os jovens | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·06 de fevereiro de 2026

Van Dijk cobra responsabilidade de ex-jogadores comentaristas com os jovens

Imagem do artigo:Van Dijk cobra responsabilidade de ex-jogadores comentaristas com os jovens

Virgil Van Dijk afirmou que os comentaristas esportivos precisam de mais responsabilidade com as críticas aos jogadores mais novos. O recado do jogador vai diretamente aos ex-jogadores que assumem esse posto. Ele considera as críticas parte natural do futebol, porém exige que as mesmas sejam feitas de forma responsável.

“Pessoalmente, consigo lidar com isso, mas estou um pouco preocupado com a próxima geração. Sinto que os ex-jogadores de elite têm uma responsabilidade para com a nova geração”, disse o zagueiro em entrevista para a Sky Sports.


Vídeos OneFootball


“Acho que, especialmente os ex-profissionais, os jogadores de elite, que já passaram por tudo isso, têm essa responsabilidade de proteger um pouco desse lado também. Talvez seja algo a se considerar”, completou.

O jogador também abordou como esses comentários podem provocar mais repercussões nas redes sociais. “As críticas são absolutamente normais e fazem parte do jogo, e acho que deve continuar assim. Mas às vezes as críticas se transformam em clickbait, em dizer coisas para provocar reações, sem pensar nas repercussões para o lado mental dos jogadores, especialmente da geração mais jovem, que está constantemente nas redes sociais”.

“Sempre acontece isso de que, quando você joga bem, os jogadores mais jovens conferem todos os elogios, mas quando você joga mal e sofre bullying nas redes sociais ou recebe críticas negativas, isso pode te afetar muito. Já vi isso acontecer com alguns jogadores no passado e ainda acontece atualmente, porque não é fácil. Vai piorar cada vez mais, porque as plataformas hoje em dia, com as manchetes sensacionalistas e os títulos chamativos, estão sempre online”.

Saiba mais sobre o veículo