OneFootball
·24 de novembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·24 de novembro de 2025
Nem é mais uma questão de centímetros, mas, talvez, de... milímetros.
Desde a introdução do VAR e do impedimento semiautomático na Europa, sistema que será implementado no Brasil a partir de 2026, alguns gols têm sido anulados, gerando imagens bem inusitadas.
Neste domingo (23), na Bélgica, chegamos, possivelmente, ao auge do "impedimento por milímetros", durante o jogo da Jupiler Pro League, no 0 x 0 entre KVC Westerlo e La Gantoise.
Totalmente envolvido na luta contra o rebaixamento, o Westerlo abriu o placar, mas teve o gol de Isa Sakamoto anulado pelo VAR, por um impedimento no início da jogada.

Está com dificuldade para enxergar o impedimento?
Bom, é bem difícil mesmo! Foi só um pedacinho do ombro do jogador de amarelo que fez o gol ser invalidado!


Obviamente, a imagem gerou uma enorme polêmica na Bélgica, especialmente do lado do Westerlo, que perdeu dois pontos preciosos na luta pela permanência após o gol ser anulado.
“Pagamos milhões pela tecnologia do VAR e o sistema nos deixa na mão”, declarou o vice-presidente do clube, Hasan Çetinkaya.
“É uma vergonha e um golpe para o futebol belga [...] Em caso de dúvida, a regra diz que o gol deve ser validado. Eu vi quatro ou cinco imagens. Se há tanta hesitação, não há motivo para anular o gol”, também criticou Issame Charai, técnico do clube.
Com certeza, o VAR não é um tema quente só no Brasil, podemos dizer que as críticas estão por todos os lados!
A CBF confirmou a implementação do impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, que começará em 28 de janeiro de 2026.
A tecnologia, já usada em competições como a Copa do Mundo e a Champions League, utiliza um sistema com múltiplas câmeras ao redor do estádio e um sensor na bola para determinar com mais precisão e agilidade os lances de impedimento, com expectativa de 98% de precisão.

📸 Naomi Baker - 2025 Getty Images









































