OneFootball
·02 de dezembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·02 de dezembro de 2025
A FIFA e o International Football Association Board (IFAB), o órgão responsável por regulamentar as regras do futebol, estão debatendo propostas para expandir o uso do Árbitro de Vídeo (VAR), que poderiam começar pela Copa do Mundo de 2026.
A principal proposta discutida é a utilização do VAR para revisar lances de escanteios marcados incorretamente durante o Mundial, além da revisão para expulsões por segundo cartão amarelo, segundo noticiaram o Guardian e o Telegraph.
No caso dos escanteios, o uso da tecnologia se concentraria em determinar decisões baseadas em fatos, como se a bola cruzou totalmente a linha de campo ou qual equipe tocou a bola por último.
Embora a proposta tenha sido recebida com reações mistas e preocupações sobre o risco de adicionar atrasos extras ao jogo, o IFAB está considerando a possibilidade de conceder isenções especiais de mudança por se tratar de um torneio de curta duração. Isso permitiria que a regra fosse testada na Copa do Mundo de 2026 sem a necessidade de reescrever os protocolos do VAR para outras competições.
Sobre a revisão em caso de segundo cartão amarelo, a discussão abordou a possibilidade de o VAR intervir em casos de expulsão injusta, o que atualmente não é permitido. Contudo, essa sugestão é vista como menos provável de ser aprovada. A intervenção do VAR em cartões amarelos é considerada desafiadora devido ao caráter frequentemente subjetivo dessas decisões.
As propostas apresentadas serão discutidas na reunião de negócios do IFAB em 20 de janeiro de 2026, e a pauta para votação final será definida na reunião anual do órgão, no dia 28 de fevereiro.
Aprova as mudanças? Ou preferia que o VAR tivesse mais poder em outra situações?
📸 DARREN STAPLES - AFP or licensors









































