MundoBola
·31 de dezembro de 2025
Varela conta à TV uruguaia papo crucial com Filipe Luís no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·31 de dezembro de 2025

O lateral-direito Varela, do Flamengo, participou do programa El Espectador, da TV uruguaia, e falou sobre seu momento no Rubro-Negro. De acordo com o defensor, o técnico Filipe Luís foi fundamental para seu crescimento no clube.
"Antes, os treinadores eram mais conservadores. Não queriam tanto a passagem por fora, até que chegou Filipe Luís. Depois que chegou Filipe Luís, ele disse: ‘Gosto que os laterais subam’. Isso foi a mesma coisa que me disse Bielsa, técnico da Seleção do Uruguai. Fui me soltando e fui crescendo", disse Varela.
O jogador relembrou que, quando chegou ao Flamengo, recebeu um pedido para que não avançasse tanto ao ataque. Assim que assinou com o Rubro-Negro, o treinador era Dorival Júnior. Em seguida, vieram Vitor Pereira, Sampaoli e Tite.
"Quando eu vim para o clube, as primeiras coisas que me disseram foram que os laterais sofriam defensivamente e que queriam um equilíbrio. Ou seja, priorizei o lado defensivo (...). Mas, depois, me dei conta de que seria muito importante que os laterais subissem", finalizou.
Varela se consolidou como titular absoluto da lateral direita do Flamengo e vive o melhor momento desde que chegou ao clube.
Após iniciar sua trajetória como reserva de Rodinei, Matheuzinho e Wesley, o uruguaio ganhou espaço, cresceu de rendimento e assumiu a posição de forma soberana. Hoje, é considerado um dos melhores laterais do futebol brasileiro. Enquanto isso, Emerson Royal, contratado por 9 milhões de euros, amarga o banco de reservas.
Pelo Flamengo, Guillermo Varela já conquistou Carioca (2024 e 2025), Supercopa do Brasil (2025), Copa do Brasil (2022 e 2024), Brasileirão (2025), Libertadores (2022 e 2025), Derby das Américas (2025) e Copa Challenger (2025).









































