Papo na Colina
·10 de fevereiro de 2026
Vasco chega a 15 saídas no elenco e discute futuro de Matheus França

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·10 de fevereiro de 2026

A reformulação no elenco do Vasco da Gama para a temporada 2026 é profunda e numérica. Com o encaminhamento da transferência do lateral-esquerdo Victor Luís para o Mirassol, o Gigante da Colina atingiu nesta terça-feira (10) a marca de 15 jogadores negociados apenas nos dois primeiros meses do ano. O movimento faz parte de uma estratégia da diretoria para “enxugar” o plantel, considerado inchado ao fim de 2025, e abrir espaço na folha salarial para reforços de maior peso.
A “faxina” atingiu quase todos os setores, exceto o gol. O objetivo principal foi liberar atletas que compunham o banco de reservas, mas que não faziam parte dos planos da comissão técnica de Fernando Diniz.
A reestruturação foi ampla. Confira abaixo a lista de quem saiu, setor por setor:
Deste grupo, a diretoria avalia que apenas Rayan (joia da base visada pela Europa) e Vegetti (alto salário para ser reserva) eram perdas “sentidas”, porém esperadas dentro do planejamento financeiro e de mercado.
Enquanto alguns saem, outros vivem a incerteza. O caso mais emblemático é o de Matheus França. Emprestado pelo Crystal Palace-ING, o meia possui um dos maiores salários do elenco, mas seu desempenho em campo tem sido decepcionante.
Insatisfeito com o retorno técnico, o departamento de futebol já debateu internamente a possibilidade de uma rescisão do empréstimo para devolver o atleta ao clube inglês. Embora ainda não esteja descartado, França está “na berlinda” e precisará mostrar serviço urgente para justificar sua permanência.

Matheus França não rendeu no Vasco como era esperado – Foto: André Durão
A chegada de reforços como Rojas, Brenner e Spinelli tirou o espaço de algumas promessas da base. Nomes como GB, JP e Estrella continuam no grupo, mas perderam minutagem e terão que brigar muito para jogar.
Por outro lado, jogadores como Adson, Tchê Tchê e David são considerados “negociáveis” caso apareça uma boa proposta, mas, diferentemente dos 15 que saíram, eles ainda gozam de prestígio com a comissão técnica e são utilizados frequentemente na rotação do time.

Da esq. para a dir. – Leandrinho deixou o clube enquanto Estrella e JP permanecem no elenco – Foto: Leandro Amorim/CRVG
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































