Vasco da Gama lança camisa em alusão a luta racial e homenagem à “resposta histórica” | OneFootball

Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·07 de abril de 2021

Vasco da Gama lança camisa em alusão a luta racial e homenagem à “resposta histórica”

Imagem do artigo:Vasco da Gama lança camisa em alusão a luta racial e homenagem à “resposta histórica”

O Vasco lançou, nesta quarta-feira (7), uma camisa importantíssima, em um dia simbólico. Hoje, a “resposta histórica” completa 97 anos e o Gigante da Colina aproveitou a data para o lançamento da camisa que faz menção à luta antirracista do clube. De acordo com as redes sociais do time, se chamará “All Black Vasco da Gama” e estará em breve nas lojas. Ainda assim, foi divulgado um modelo do documento para que os torcedores possam obter em casa como decoração.

Sendo assim, a camisa é parecida com o terceiro uniforme já utilizada pelo time, com o símbolo de punho erguido está estampado no lado esquerdo, na parte superior do tronco, onde está escrito “Vasco da Gama – respeito e igualdade”. Da mesma forma, o documento da “resposta histórica” está exposto em um quadro.


Vídeos OneFootball


Além disso, a carta “resposta histórica” ficou conhecida como a síntese da luta do Vasco contra o racismo no futebol brasileiro. Dessa forma, o documento foi escrito e publicado em 1924 pelo presidente José Augusto Prestes. Contudo, naquela época o esporte ainda era elitista. Logo que, negros e operários não tinham permissão para participar.

Um ano atrás, em 1923, o Cruzmaltino era considerado um clube pequeno e tinha acabado de conquistar seu lugar na elite do futebol carioca, onde se sagrou campeão. No time haviam pessoas que eram proibidas em outros clubes. Posteriormente, a AMEA (associação de futebol que havia sido fundada por clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense, América e Bangu) impôs algumas condições para permitir a entrada do Vasco no grupo. Uma delas seria a exclusão de 12 atletas, sendo eles os negros e pobres, argumentando que tinha que ter controle sobre “a moral no esporte”, dando a entender que a presença dos mesmo em campo seria feio ou errado.

Nesse contexto, o presidente da época, Prestes informou que o Vasco não participaria da associação, visto que não concordava com as determinações. Portanto, acabou por disputar uma liga de menor importância.

Saiba mais sobre o veículo