Vasco e Corinthians lutam contra tabus para encerrar o ano com alívio e esperança | OneFootball

Vasco e Corinthians lutam contra tabus para encerrar o ano com alívio e esperança | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·21 de dezembro de 2025

Vasco e Corinthians lutam contra tabus para encerrar o ano com alívio e esperança

Imagem do artigo:Vasco e Corinthians lutam contra tabus para encerrar o ano com alívio e esperança

Depois de um empate sem gols na partida de ida, Vasco e Corinthians voltam a campo para, enfim, decidirem o campeão da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 18h deste domingo (21), no Maracanã, mas a ansiedade não tem data nem hora para começar. Com a final batendo na porta, torcedores de ambos os lados se agarram em tabus, mas fato é que ambos os clubes precisam quebrar sinas para conquistar o título nacional.

O Vasco busca seu primeiro título na década e não tem o histórico contra o rival deste domingo (21) ao seu lado. O Corinthians, por sua vez, precisa exorcizar o fantasma do Maracanã para voltar aos troféus nacionais após oito anos do Brasileirão de 2017. O título, em meio a crise, em ambos os casos, pode se mostrar uma salvação para o ano de 2025.


Vídeos OneFootball


Retrospecto é inimigo do Cruz-Maltino

O Vasco briga contra o histórico do confronto para conquistar a Copa do Brasil. Nos últimos 20 jogos entre ambos os clubes, o Cruz-Maltino só levou a melhor em um, enquanto o Corinthians venceu em 13 oportunidades e o empate foi o resultado final em outros seis confrontos.

Até bater o clube paulistano no Brasileirão de 2024, a equipe de São Januário quebrou a sina de 14 anos sem vencer o Timão. Nesse período, foram 21 jogos, por Brasileirão e Libertadores, com 13 vitórias paulistanas e oito empates. Em duelos de mata-mata, os cariocas também não têm sucesso.

Em toda a história, Vasco e Corinthians se enfrentaram em sete eliminatórias diferentes, por Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo (torneio amistoso), Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, Copa do BrasilMundial de Clubes, Copa Sul-Americana e Libertadores. E o Cruz-Maltino levou a melhor apenas uma vez.

Os duelos famosos ficam por conta das quartas de finais da Libertadores em 2012 e da final do Mundial de Clubes em 2000, ambos vencidos pelos paulistas. A única vez em que o clube carioca deixou o Timão para trás foi em 1953, na semifinal do Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, quando o Vasco venceu por 4 a 2.

E nem como mandante o Cruz-Maltino tem sucesso contra o Corinthians. Em 50 jogos, foram 22 triunfos paulistanos, 12 empates e 16 vitórias vascaínas. Quando o assunto é decisão no Maracanã, porém, o Vasco se sai melhor: em seis confrontos, são três vitórias cariocas, dois empates e uma derrota.

O fantasma do Maracanã

Apesar de ter um aproveitamento perfeito fora de casa na Copa do Brasil de 2025, com quatro vitórias em quatro jogos, o Corinthians também tem tabus para chamar de seus. Para ser campeão do torneio nacional, o clube paulistano precisa exorcizar o "fantasma do Maracanã".

A última final de Copa do Brasil disputada pelo Corinthians foi justamente no palco deste domingo (21). Naquela ocasião, depois de um empate na Neo Química Arena contra o Flamengo, o Timão voltou a empatar, mas ficou com o vice-campeonato nos pênaltis. O histórico no Maracanã também não favorece.

Em suas últimas 20 partidas disputadas no Maracanã, o Corinthians saiu com a vitória apenas duas vezes. Nesse período, o clube sofreu 12 derrotas e seis empates, incluindo partidas contra Flamengo e Fluminense, que também são mandantes no estádio. 

Dos dez duelos disputados pela Copa do Brasil no estádio carioca, o Corinthians venceu apenas uma vez, justamente contra o Vasco, em 1995, quando foi campeão do torneio. Em contrapartida, o clube paulistano se classificou em quatro oportunidades (Flamengo 2018, Fluminense e Vasco em 2008 e Vasco em 1995).

Fato é que, apesar de sinas e tabus, o título da Copa do Brasil pode se mostrar um respiro para as turbulências que foram as temporadas de Vasco e Corinthians em 2025. 

Saiba mais sobre o veículo