Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025 | OneFootball

Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·24 de dezembro de 2025

Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025

Imagem do artigo:Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025

O Vasco teve um aumento no número de jogadores entregues ao departamento médico ao longo da temporada de 2025. Foram 25 casos registrados, contra 18 em 2024, o que representa uma alta de 39%. Apesar do crescimento, o clube terminou o ano como o terceiro time da Série A com menos lesões, ficando atrás apenas de Cruzeiro (22) e Ceará (23) no ranking geral.

O contexto da temporada ajuda a explicar o crescimento dos números. O Vasco disputou 71 partidas em 2025, o maior volume de jogos desde 2011, impulsionado pela campanha até a final da Copa do Brasil, decidida no último domingo, com derrota para o Corinthians. O mês com maior incidência de problemas médicos foi agosto, quando oito atletas passaram pelo DM.


Vídeos OneFootball


A lesão mais grave do ano foi a do volante Jair. Titular da equipe e em bom momento na temporada, o jogador sofreu uma torção no joelho direito na vitória por 3 a 2 sobre o Sport, no dia 31 de agosto, que resultou na ruptura parcial de dois ligamentos e lesão nos meniscos. Jair precisou passar por cirurgia e não voltou a atuar em 2025, desfalcando o Vasco em 22 partidas.

Imagem do artigo:Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025

Jair sofreu grave lesão na partida entre Sport e Vasco, pelo Brasileirão — Foto: Marlon Costa/AGIF

Além dele, outros três jogadores passaram por procedimentos cirúrgicos. O atacante Adson fraturou a tíbia direita durante um treino no início de julho e não retornou aos gramados, tornando-se o atleta que mais desfalcou o time no ano, com 36 jogos perdidos. Já o lateral-direito Paulo Ricardo, conhecido como Paulinho, sofreu uma lesão ligamentar no pé direito.

O volante Mateus Carvalho também teve uma lesão grave: uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, ocorrida durante o aquecimento do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. O jogador deixou o campo chorando, sem conseguir apoiar o pé no chão.

Critérios e metodologia

Os dados foram levantados com base em informações do site oficial do Vasco e na apuração diária dos setoristas do ge. O recorte temporal considerado vai de 1º de janeiro de 2025 até 23 de dezembro de 2025, data de publicação da matéria.

Para entrar no levantamento, o atleta precisou ser vetado pelo departamento médico em pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Não foram contabilizados casos de poupança, desgaste físico ou problemas fisiológicos, apenas situações que impediram a escalação do jogador na partida seguinte.

Imagem do artigo:Vasco mantém bons números em comparação aos clubes da Série A em 2025

Destaques individuais no DM do Vasco — Foto: Infoesporte

Mesmo com o aumento nas baixas médicas, o Vasco encerra 2025 mantendo um dos melhores índices de controle de lesões entre os clubes da elite do futebol brasileiro.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News.

Saiba mais sobre o veículo