Jogada10
·17 de setembro de 2025
Vasco não vence há mais de dois anos no Maracanã

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 de setembro de 2025
Ao entrar em campo no próximo domingo (21/9), às 17h30 (de Brasília), para enfrentar o arquirrival Flamengo, o Vasco terá alguns tabus para se livrar. Afinal, não sabe o que é vencer no Maracanã há mais de dois anos. Além disso, também não derrota seu maior rival há ainda mais tempo. Confira no levantamento feito pelo Jogada10.
A má fase no Maior do Mundo começou em 2023. Na ocasião, o Cruz-Maltino travava batalha ferrenha contra o rebaixamento e contava com o apoio da torcida para iniciar o segundo turno do Brasileirão com o pé direito. Não à toa, mais de 53 mil pessoas foram ao estádio às 11h para acompanhar ao difícil duelo contra o Atlético-MG, de Hulk, Paulinho (hoje, no Palmeiras) e companhia, no dia 20 de agosto.
Com gol de Serginho, o Vasco venceu por 1 a 0, para delírio do público no Maracanã, que, antes de a bola rolar, pode ver a apresentação de Dimitri Payet. A sequência ruim, porém, começou no mesmo ano, em derrota por 1 a 0 para o Flamengo, pela 28ª rodada. Este foi, afinal, o último jogo do Gigante da Colina no estádio em 2023.
Já em 2024, foram mais sete partidas, com quatro empates e três derrotas. Pelo Carioca, empates por 0 a 0 contra Flamengo e Fluminense durante a Taça Guanabara. Depois, na semifinal, o Vasco frustrou sua torcida ao empatar (1 a 1) e perder (1 a 0) para o Nova Iguaçu, sendo eliminado do Estadual. Pelo Brasileirão, foram derrotas para Flamengo (6 a 1) e Fluminense (2 a 1), além de um empate contra o Rubro-Negro (1 a 1), no jogo que marcou o primeiro gol de Coutinho no retorno ao time da Cruz de Malta.
Em 2025, a situação segue crítica. Afinal, são quatro jogos (todos clássicos) e três derrotas, com apenas um empate. O time sucumbiu duas vezes no Carioca perante o Flamengo (2 a 0 e 2 a 1), sendo o segundo jogo a eliminação no Cariocão. Pelo Brasileiro, o time até segurou o Fla na quinta rodada, ficando no 0 a 0, mas perdeu para o Fluminense por 2 a 1 – este, já com Fernando Diniz no comando.
Assim, são 759 dias sem vitórias no Maior do Mundo, contando 12 jogos de jejum, com sete derrotas e cinco empates (aproveitamento de 13,8%). Contra o Flamengo, o tabu é parecido.
Isso porque já são 11 partidas sem bater o maior rival. Este período abrange um jogo no Nilton Santos, aliás. A última vitória foi em 5 de março de 2023, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, Puma Rodríguez marcou um golaço para anotar o triunfo por 1 a 0. Desde então, porém, são oito derrotas e só três empates – aproveitamento de 9%.
Ao vivo