Nosso Palestra
·17 de dezembro de 2025
Vasco pode acabar com coincidência envolvendo rivais do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·17 de dezembro de 2025

Uma coincidência tem marcado os últimos títulos de São Paulo e Corinthians. Sempre que os dois rivais do Palmeiras levantaram uma taça recentemente, o Verdão esteve no caminho, e, consequentemente, teve a chance de impedir a conquista. Agora, o Vasco aparece como protagonista para tentar encerrar essa sequência, diante do Corinthians, na final da Copa do Brasil.
O roteiro se repetiu em diferentes competições. No título da Copa do Brasil de 2023, o São Paulo passou pelo Palmeiras nas quartas de final antes de ficar com a taça inédita. Dois anos antes, em 2021, o rival também teve o Verdão como adversário decisivo no Campeonato Paulista – na ocasião, venceu o Palmeiras na grande decisão e conquistou o estadual.
Já em 2024, na Supercopa do Brasil, o São Paulo, então campeão da Copa do Brasil, voltou a enfrentar o Palmeiras, campeão do Brasileirão, em duelo único em decisão em Belo Horizonte e saiu vencedor nos pênaltis.
O Corinthians também entrou nessa estatística. No Paulista de 2025, o rival eliminou o Palmeiras até na final para ficar com o título estadual. Agora, o clube da Zona Leste tenta repetir o roteiro na Copa do Brasil, competição em que novamente o Palmeiras apareceu no caminho, desta vez, nas oitavas de final, e novamente com a chance de impedir mais uma conquista do rival – vitória corinthiana nos dois jogos de mata-amata.
É nesse contexto que surge o Vasco. Caso vença o Corinthians na Copa do Brasil, o clube carioca quebrará a sequência em que os rivais paulistas só conseguiram levantar taças após passar pelo Verdão.
Nesta quarta-feira (17), Corinthians e Vasco se enfrentam na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida da grande final da Copa do Brasil. O jogo de volta da final, que marcará o encerramento do calendário brasileiro de 2025, acontece no domingo (21), às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
Na semifinal, o Timão eliminou o Cruzeiro nos pênaltis, depois de ser derrotado pela equipe celeste por 2 a 1 no tempo regulamentar. O Cruzmaltino viveu história semelhante: triunfou nas penalidades sobre o Fluminense, depois que o Tricolor ganhou por 1 a 0 nos 90 minutos.









































