Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã | OneFootball

Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã | OneFootball

Icon: Saudações Tricolores.com

Saudações Tricolores.com

·08 de abril de 2021

Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã

Imagem do artigo:Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã

O Vasco Da Gama pretende se aliar à dupla Fla-Flu em uma nova licitação para gerir o Maracanã. De acordo com o blog do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL”, a diretoria do Cruzmaltino se reuniu com o governador em exercício, Claudio Castro. No entanto, não está descartada uma proposta concorrente a dos rivais. Atualmente, Flamengo e Fluminense administram provisoriamente o Estádio Mário Filho. O acordo atual — assinado em Novembro de 2020 — é válido até o dia 30 de Abril.

Imagem do artigo:Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã

Esta não é a primeira vez que o Vasco tenta se juntar a dupla Fla-Flu pelo Maracanã. Em 2019, logo após o Governo do Estado cancelar a concessão para Odebrecht, o clube de São Januário abriu conversas com Flamengo e Fluminense. Mas, os rivais não chegaram a um acordo sobre a parceria para gerir o Templo do Futebol. Assim, a dupla Fla-Flu ficou com a gestão do Estádio.


Vídeos OneFootball


Segundo o blog — assim como em 2019 — o Cruzmaltino ainda têm questões a resolver com os maiores rivais. O jornalista cita ao menos três pontos:

Quantidade de jogos

Um dos motivos da rusga entre os rivais aconteceu por causa da quantidade mínima de jogos no estádio. Para a diretoria rubro-negra, o Vasco precisaria disputar pelo menos 25 jogos por ano para usufruir os mesmos direitos da dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã. E os vascaínos recusaram porque também pode mandar seus jogos em São Januário.

No entanto, este ponto parece estar encaminhado. O Cruzmaltino deve ficar de um ano a um ano e meio sem poder jogar em seu estádio por conta de reformas.

Além disso, o clube acredita que a sua presença aumentaria a rentabilidade do Maracanã, tornando-o autossustentável.

Disputa com o Fluminense pela Sul

Este talvez seja o ponto que mais gerou conflito até o momento. Em 2013 — logo após a inauguração do Novo Maracanã — o Fluminense colocou, no contrato com a Odebretch, um cláusula de exclusividade pela utilização do Setor Sul.

Entretanto, o Vasco alega ter um direito histórico sobre o lado. A disputa entre os clubes chegou ao ápice em 2019. Após a concessão para a construtora ser cancelada, a diretoria vascaína entrou na Justiça para reivindicar o direito de alocar a sua torcida no Setor Sul durante o clássico pela final da Taça Guanabara, uma vez que o contrato firmado pelo Fluminense não era mais válido. Mas, a diretoria tricolor entrou com um recurso e garantiu o direito de ficar com o lado direito das cabines de rádio.

Após uma nova tentativa do Cruzmaltino, a Justiça determinou que a final teria portões fechado, sob multa de R$ 500 mil reais. Enquanto a diretoria do Fluminense aconselhou os tricolores a não irem ao Maracanã, o Vasco e a Ferj decidiram correr o risco, na expectativa de uma decisão judicial favorável. Houve confronto entre torcedores e a Polícia Militar na porta do estádio, com 31 vascaínos feridos. Mas, aos 35 minutos da primeira etapa, a Justiça liberou a entrada da torcida. O Vasco conquistou o título após vencer o Fluminense por 1 a 0 com gol do lateral Danilo Barcelos.

Imagem do artigo:Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã

Contudo, segundo o blog de Rodrigo Mattos, o Vasco está disposto a discutir esta questão com o Tricolor. O clube entende que o contrato com a construtora não existe mais e por isso o debate teria começar do zero. Mas os vascaínos tem a expectativa de chegar a um acordo.

Gramado

Por fim, a última questão colocada é em relação a qualidade do gramado. Com Flamengo e Fluminense, além dos clássicos e decisões do Estaduais ocorrendo no Maracanã, a grama se mostrou bastante castigada em 2020. Ou seja, com o Vasco, aumentaria e muito o número de jogos sobre o piso.

Imagem do artigo:Vasco quer se juntar à dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã

De acordo com o blog, o Cruzmaltino entende que o gramado deve ser poupado sempre que possível. Por isso, o Vasco pode mandar os jogos de menor apelo — para até 10 mil torcedores — em São Januário e ajudar a dupla Fla-Flu a investir em uma grama mais resistente para o Maracanã.

Uma nova licitação para a gestão do Complexo do Maracanã está prevista para Julho, mas ainda não teve confirmação do Governo do Estado.

ST

Saiba mais sobre o veículo