
Gazeta Esportiva.com
·19 de julho de 2025
Vasco sai na frente, mas cede empate ao Grêmio em São Januário

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 de julho de 2025
Vasco e Grêmio ficaram no empate em 1 a 1 neste sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Freitas abriu o placar para o time carioca, em São Januário, e Gustavo Martins foi às redes para deixar tudo igual.
O Cruzmaltino permanece na 14ª posição na tabela do torneio, com 14 pontos, já o Grêmio mantém a 12ª colocação com 17.
Ambas as equipes voltam a campo neste meio de semana, pela volta dos playoffs da Sul-Americana. O Vasco irá receber o Independiente del Valle em São Januário na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), enquanto o Grêmio enfrenta o Alianza Lima na quarta, também às 21h30, na Arena.
O primeiro tempo desenhou um cenário de estudo e perigo. O Vasco tinha mais a bola, mas encontrava dificuldades para furar o bloqueio gaúcho. O Grêmio, por sua vez, apostava em bolas longas e na velocidade de seus atacantes, obrigando Léo Jardim a trabalhar cedo. O goleiro vascaíno fez duas grandes defesas, primeiro em cabeceio de Braithwaite e depois em chute de Cristian Olivera, mantendo o zero no placar.
A partir da metade da primeira etapa, o Vasco cresceu. O time passou a ocupar mais o campo de ataque e a criar chances reais. Aos 30 minutos, Hugo Moura chegou a balançar as redes ao aproveitar um rebote de falta, mas a arbitragem, corretamente, anulou o lance por impedimento de Vegetti na origem da jogada. Já nos acréscimos, o próprio Vegetti teve a chance de ouro. O Pirata recebeu na área e finalizou com perigo, mas a bola caprichosamente explodiu na trave do goleiro Tiago Volpi.
O Vasco voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade. Logo aos 5 minutos, em boa trama, Vegetti quase conseguiu finalizar na cara do gol. A pressão vascaína era constante, com cruzamentos perigosos e a defesa gremista se segurando como podia. E, de tanto insistir, o gol saiu. Aos 21 minutos, após jogada bem trabalhada pelo lado direito, a bola foi alçada na área e encontrou ele, o homem-gol: Pablo Vegetti. O argentino subiu mais que a zaga e testou firme para o fundo das redes, abrindo o placar e explodindo São Januário de alegria.
O gol deu tranquilidade, mas talvez em excesso. O Vasco recuou e viu o Grêmio crescer. O banho de água fria veio aos 34 minutos. Em cruzamento despretensioso de Pavón, a bola atravessou toda a área vascaína. Gustavo Martins, lateral do Grêmio, apareceu livre nas costas da marcação e, sem ser incomodado, cabeceou para deixar tudo igual.
O empate tornou o final do jogo um drama. O Grêmio quase virou aos 36, quando André Henrique acertou o travessão de Léo Jardim em um contra-ataque. A resposta do Vasco veio com o de sempre: Vegetti. O Pirata, em duas ocasiões, subiu para cabecear com perigo, mas parou em duas boas defesas de Tiago Volpi, que garantiu o ponto para o time gaúcho.
FICHA TÉCNICA VASCO 1 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 19 de julho de 2025 (sábado) Competição: Campeonato Brasileiro – 15ª Rodada Gols: Vegetti (VAS, aos 21’/2ºT); Gustavo Martins (GRE, aos 34’/2ºT) Amarelos: Paulo Henrique e João Victor (VAS) e Alex Santana, Edenilson e Cristian Oliveira (GRE)
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor (Loide Augusto), Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Rayan e Nuno Moreira; David (Mateus Carvalho) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
GRÊMIO: Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Alex Santana (Cristaldo); Alysson (Riquelme), Edenilson (Villasanti) e Cristian Olivera (Pavon); Braithwaite (André). Técnico: Mano Menezes