Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude | OneFootball

Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·08 de novembro de 2025

Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude

Imagem do artigo:Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude

O 7 de novembro de 2009 ficou marcado na história do Vasco da Gama. Diante de mais de 80 mil torcedores no Maracanã, o Cruz-Maltino venceu o Juventude por 2 a 1, confirmou o retorno à Série A e quebrou o recorde de público do futebol brasileiro naquele ano. O duelo foi símbolo do lema que embalou o clube na campanha da Série B: “O sentimento não pode parar.”

Dezesseis anos depois, as equipes voltam a se enfrentar neste sábado (8), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário. E um tabu incômodo persiste: o Vasco não vence o Juventude desde aquela tarde histórica.


Vídeos OneFootball


A festa do acesso

Comandado por Dorival Júnior, o Vasco entrou em campo precisando apenas de uma vitória para garantir matematicamente o acesso. O time fez jus à expectativa e abriu o placar com Adriano, um dos destaques da campanha do título da Série B.

O Juventude reagiu no segundo tempo e empatou com Irineu, ex-zagueiro do Flamengo. A tensão tomou conta das arquibancadas, mas a festa estava apenas adiada. Pouco depois, Adriano voltou a brilhar: recebeu em velocidade, driblou o goleiro Juninho e sofreu falta — o arqueiro foi expulso, e um jogador de linha precisou ir para o gol. Carlos Alberto converteu o pênalti e sacramentou a vitória por 2 a 1.

Após o apito final, os jogadores exibiram duas faixas marcantes: “O sentimento nos trouxe de volta” e “Obrigado pelo amor infinito”. O capitão Carlos Alberto ainda deu volta olímpica com um enorme número 1, simbolizando o retorno à elite do futebol brasileiro.

Com o triunfo, o Vasco chegou aos 70 pontos, sete à frente do vice-líder Ceará e 13 acima do 5º colocado Figueirense, garantindo matematicamente o acesso. O título viria semanas depois, com 76 pontos, e Élton terminaria como artilheiro da Série B, com 17 gols.

Imagem do artigo:Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude

Vasco x Juventude, 2009 — Foto: Reprodução

Escalação histórica

Vasco (2009): Fernando Prass; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Nilton, Souza (Alex Teixeira), Allan e Carlos Alberto (Magno); Adriano e Élton (Aloísio).Técnico: Dorival Júnior.

O tabu contra o Juventude

Desde aquele 7 de novembro de 2009, o Vasco não venceu mais o Juventude. Foram apenas três reencontros: duas partidas no Brasileirão de 2024 — derrota por 2 a 0 em Caxias do Sul e empate em 1 a 1 em São Januário — e outro revés por 2 a 0 no primeiro turno de 2025, no Alfredo Jaconi.

Agora, jogando em casa novamente, o Gigante da Colina tenta encerrar o jejum de 16 anos e reencontrar o caminho das vitórias no Brasileirão. O time de Fernando Diniz busca reação após duas derrotas consecutivas (para São Paulo e Botafogo) e segue na luta por uma vaga nas competições continentais.

Imagem do artigo:Vasco tenta repetir feito histórico de 2009 e acabar com jejum contra o Juventude

Juventude x Vasco — Foto: Luiz Erbes/AGIF

O Vasco é o 9º colocado, com 42 pontos, enquanto o Juventude ocupa a 18ª posição, com 29 pontos, e luta para escapar do rebaixamento.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News

Saiba mais sobre o veículo