
Gazeta Esportiva.com
·10 de outubro de 2025
Veja cinco pontos que merecem atenção do São Paulo nesta data Fifa

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de outubro de 2025
Na tarde desta quinta-feira, o elenco do São Paulo se reapresentou no SuperCT após uma folga tripla. Em meio à data Fifa, jogadores e comissão técnica deram início à preparação para a partida contra o Grêmio, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em razão da pausa para a data Fifa, o técnico Hernán Crespo terá cerca de uma semana para fazer ajustes e trabalhar alguns aspectos antes da partida. Abaixo, a Gazeta Esportiva listou cinco quesitos que o clube precisa dar atenção ao longo deste intervalo de tempo.
O São Paulo pode focar em recuperar a solidez defensiva apresentada no início do trabalho de Crespo. Nos últimos cinco jogos, o Tricolor sofreu seis gols, tendo uma média de 1,2 gol por jogo. A equipe, inclusive, encontrou dificuldades para parar o ataque do Palmeiras no último domingo e acabou levando a virada.
Nesta temporada, o São Paulo levou 54 gols em 55 partidas, com média de 0,98 gols sofridos por jogo. Em contrapartida, a defesa tricolor é um dos melhores do Brasileirão, sofrendo 28 gols em 27 rodadas. Resta ao clube reencontrar os caminhos no setor defensivo, porque já mostrou que pode mais.
É claro que o momento de baixa no setor defensivo tricolor passa pelos desfalques, com os quais Crespo precisou lidar desde sua chegada ao clube. Contra o Fortaleza, por exemplo, o treinador só teve Sabino à disposição, improvisando os volantes Luiz Gustavo e Negrucci na linha de três. O tema departamento médico, inclusive, pode ser um dos focos do São Paulo em meio à esta data Fifa.
O São Paulo pode aproveitar a data Fifa para tentar recuperar ao menos alguns lesionados. Os dois jogadores que possuem lesões menos graves são o zagueiro Rafael Tolói (lesão no músculo posterior da coxa esquerda) e o volante Luan (lesão no músculo adutor da perna direita).
O defensor, inclusive, é um dos que pode ficar à disposição contra o Grêmio caso reúna condições. Já Luan não é titular do São Paulo, mas recuperou espaço com Crespo e é peça importante no elenco.
Além de Rafael Tolói e Luan, o departamento médico ainda conta com Calleri (cirurgia no ligamento cruzado do joelho esquerdo), Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho esquerdo) e André Silva (lesão no ligamento cruzado posterior e estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito).
O São Paulo também conta com a data Fifa para dar mais ritmo a dois de seus principais jogadores que estão retornando de lesão: Lucas e Oscar. O camisa 7 se recuperou de uma artroscopia no joelho direito, enquanto o meia voltou após fraturar três vértebras da região lombar.
Lucas está à disposição desde o último dia 25 de setembro, quando foi relacionado e disputou cerca de 25 minutos. O atacante ganhou minutagem em três dos últimos quatro jogos do São Paulo, mas ainda não voltou ao time titular. No último domingo, ele jogou oito minutos contra o Palmeiras.
Oscar, por sua vez, ainda não voltou a atuar pelo São Paulo. Ele se recuperou da contusão e voltou a integrar a lista de relacionados da equipe contra Fortaleza e Palmeiras, mas não saiu do banco de reservas.
Ambos, porém, vivem a expectativa de integrarem o 11 inicial do São Paulo contra o Grêmio, na próxima quinta-feira (16), em Porto Alegre (RS), pelo Campeonato Brasileiro.
Para a partida contra o Grêmio, o São Paulo não terá à disposição o volante Pablo Maia, que levou o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Palmeiras e cumprirá suspensão. Além disso, a tendência é que Bobadilla também seja desfalque, já que a seleção paraguaia joga na Coreia do Sul no dia 14, dois dias antes do duelo no Sul.
Os dois formaram a dupla de volantes do São Paulo no último domingo, com Marcos Antônio mais à frente. Dessa forma, Crespo precisará encontrar uma nova formação no meio-campo tricolor. O treinador conta com peças como Oscar, Alisson, Luiz Gustavo e Negrucci na posição.
O São Paulo passa por um momento de oscilação no Brasileirão. O Tricolor amargou quatro derrotas e somou apenas uma vitória nas última cinco partidas, estacionando na tabela de classificação. A equipe figura na oitava colocação, com 38 pontos.
O clube ainda foi eliminado recentemente da Libertadores pela LDU, do Equador, e pode usar a data Fifa para digerir o resultado, uma vez que enfrentou uma sequência dura de três partidas consecutivas, sem tempo para remoer as eliminações.
Para além disso, jogadores e comissão técnica vêm de uma partida muita pesada contra o Palmeiras, tanto dentro como fora de campo. Após uma folga de três dias, o elenco tricolor precisará encontrar forças para sair desta má fase e buscar a classificação direta à Libertadores via Brasileirão.