Esporte News Mundo
·08 de abril de 2026
Veja como foram os trabalhos mais recentes de Fernando Diniz, novo treinador do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·08 de abril de 2026

O Corinthians já tem um novo comandante: Fernando Diniz. Após a saída de Dorival Júnior, a diretoria agiu rápido, fechou com o técnico e oficializou o acerto na noite da última segunda-feira. O contrato vai até dezembro de 2026.
Um dos fatores que facilitaram a negociação foi o fato de Diniz estar sem clube. Com pressa para resolver a situação, a diretoria enxergou nele uma opção viável para um acordo rápido, algo que de fato aconteceu.
A seguir, um resumo dos últimos trabalhos do treinador.
Publicidade
Nos últimos anos, Diniz passou por Vasco, Cruzeiro e Fluminense, além de ter comandado a Seleção Brasileira de forma interina por um curto período.
Vasco (2025/2026)
O trabalho mais recente foi no Vasco. Diniz chegou em maio de 2025 e saiu em fevereiro de 2026, sem completar um ano. Nesse período, comandou a equipe em 55 partidas, com 20 vitórias, 13 empates e 22 derrotas, alcançando 44,4% de aproveitamento.
A passagem teve muita irregularidade. No Brasileirão, o time até flertou com uma vaga na Libertadores, mas terminou apenas em 14º lugar, com 45 pontos. Já na Copa do Brasil, fez boa campanha e chegou à final, mas acabou ficando com o vice ao perder justamente para o Corinthians.
Em 2026, mesmo com reforços, o desempenho caiu. O Vasco foi eliminado na semifinal do Carioca e começou mal o Brasileirão. A pressão da torcida aumentou bastante, e Diniz acabou demitido após derrota para o Fluminense por 1 a 0.
Um ponto positivo foi a evolução de Rayan. Com Diniz, o jovem deixou de ser promessa e virou realidade, sendo vendido ao Bournemouth por 35 milhões de euros, a maior negociação da história do clube.
Cruzeiro (2024/2025)
Antes disso, Diniz teve uma passagem curta pelo Cruzeiro. Chegou em setembro de 2024 e saiu em janeiro de 2025. Em 18 jogos, venceu quatro vezes, empatou sete e perdeu sete, com 35,1% de aproveitamento.
As vitórias vieram contra Lanús, Criciúma, Juventude e Tombense. O desempenho abaixo do esperado e o vice da Sul-Americana pesaram contra ele. Mesmo assim, iniciou 2025 no cargo, mas acabou demitido após protestos da torcida no empate contra o Betim.
Seleção Brasileira (2023/2024)
Diniz também teve uma rápida experiência na Seleção. Em 2023, foi escolhido pela CBF para comandar a equipe por um ano, acumulando a função com o Fluminense.
Foram apenas seis jogos: duas vitórias, um empate e três derrotas seguidas. Em janeiro de 2024, após perder para a Argentina nas Eliminatórias, acabou desligado.
Fluminense (2022 a 2024)
O melhor e mais duradouro trabalho da carreira recente foi no Fluminense. Diniz chegou em abril de 2022 e ficou até junho de 2024.
Em 2022, fez uma campanha sólida: terceiro lugar no Brasileirão, semifinal da Copa do Brasil e queda precoce na Sul-Americana.
O auge veio em 2023. O treinador conquistou o Campeonato Carioca e a inédita Libertadores, vencendo o Boca Juniors na final. O time ainda foi bem no Brasileirão, terminando em sétimo.
O Fluminense também chegou à final do Mundial, mas foi derrotado pelo Manchester City por 4 a 0.
Já em 2024, o desempenho caiu bastante. Apesar do título da Recopa Sul-Americana, o time começou muito mal o Brasileirão, com apenas uma vitória em 11 jogos. A equipe chegou a ficar na lanterna, e a pressão culminou na saída do treinador.
No total, foram 149 jogos nessa segunda passagem, com 77 vitórias, 31 empates e 41 derrotas, além de 58,6% de aproveitamento. Pelo desempenho em 2023, Diniz ainda foi eleito o melhor técnico da América do Sul pelo jornal El País.
Platense x Corinthians, pela primeira rodada da Libertadores









































