Gazeta Esportiva.com
·06 de maio de 2023
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·06 de maio de 2023
O técnico Vanderlei Luxemburgo deixou claro que pretende dar espaço para jovens das categorias de base nesta sua terceira passagem pelo Corinthians. O treinador historicamente tem por costume ser pouco reticente em usar atletas formados nas equipes em que passou ao longo de sua carreira.
“Vou abrir espaço. Eu olho para a base sempre. Imagina você ser da base e saber que o treinador de cima olha para você. Você se motiva, vai querer. Estou olhando. O (Vitor) Roque coloquei com 16 anos no Cruzeiro, não vejo problema em colocá-los para jogar. Precisamos de gestores no futebol, pessoas preparadas para entender esse negócio como gestão. É um negócio. O negócio futebol não está no profissional, está na base. Você tem que entender como oportunidade de negócio”, comentou Luxemburgo em entrevista coletiva na sexta-feira.
Em se tratando de base, o Corinthians tem tudo para ser um prato cheio para o treinador. Vários atletas que foram formados no Terrão podem fazer parte dos planos de Luxa ao longo da temporada.
Com apenas 17 anos, Pedro é tido como um fenômeno dentro do Corinthians. O jogador sempre teve alto status na base do Timão e sua subida precoce ao profissional mostra como o clube tem alta expectativa em cima dele.
Pedro pode atuar em diferentes posições no ataque. Contanto base e profissional, o jovem pode atuar aberto pela esquerda, pela direita e até mesmo como segundo atacante. No profissional, o atleta atuou em cinco partidas, sendo titular em uma, contra o Remo na Copa do Brasil.
Luxa já falou sobre o jogador após a derrota para o Del Valle, em sua única partida comandando o Corinthians até o momento. “O Pedro é muito rápido, muito bom jogador, mas tem que entender que nem sempre tem que querer passar por dois ou três, mas vamos ajeitando eles. Essas coisas começam a surgir no processo de trabalho”, declarou o treinador.
Guilherme Biro é outro jogador que desde cedo foi cercado de expectativa. O jovem de 19 anos começou como lateral esquerdo, mas logo foi transitando para a função de meio-campista. O atleta chamou atenção de Vìtor Pereira em 2022 e foi relacionado pelo profissional em algumas oportunidades.
Em 2023, o atleta ainda não entrou em campo no time de cima. O meia foi campeão pela Seleção no sul-americano sub-20 no início do ano e agora está convocado pela Amarelinha para o Mundial sub-20.
No Timãozinho, Biro soma seis jogos neste ano, com dois gols anotados. O atleta é titular absoluto na equipe de Danilo, mas pode se fixar no profissional com a chegada de Luxemburgo.
Duas coisas jogam a favor de Felipe Augusto: seu momento iluminado no sub-20 e a carência de atacantes no profissional. Felipe soma 10 gols marcados em 14 jogos pelo Timãozinho em 2023, se consolidando como peça de confiança no time de Danilo.
O jogador sempre foi privilegiado fisicamente e já entrou em campo pelo profissional. No time de cima, Felipe soma oito participações, mas ainda não foi às redes. O jovem de 19 anos está no radar de Luxemburgo e vem treinando com o grupo principal no CT Dr. Joaquim Grava.
Vale lembrar que o Corinthians vive uma crise em seu ataque. Yuri Alberto não marca há nove jogos e faz temporada decepcionante. As opção também não animam, com Júnior Moraes, que pouco fica à disposição por questões físicas, e Paulinho, que vem atuando de forma improvisada na função.
Léo Mana é visto como nome certo no profissional em um futuro próximo. Aos 19 anos, o lateral renovou recentemente seu contrato até meio de 2026 e é bem avaliado internamente.
Titular absoluto do sub-20, o jogador também chamou a atenção de VP na temporada passada, chegando a ser titular em jogo de Campeonato Brasileiro. Mana é conhecido pelo seu bom apoio ao ataque, além de sua qualidade como cobrador de bolas paradas.
O jovem vem evoluindo defensivamente e se mostrando cada vez mais completo no sub-20. No profissional, Fagner não consegue manter uma regularidade e Rafael Ramos se lesiona com frequência.
Moscardo vem sendo uma das gratas surpresas do Corinthians sub-20. O garoto de 17 anos se consolidou como titular no Timãozinho e impressiona por sua virtude física e técnica para sair jogando.
O atleta era nome de destaque no sub-17 e agradou no sub-20, mesmo sendo mais jovem em relação a outros nomes da categoria. Moscardo ainda não foi relacionado ao profissional, mas já treinou com o time de cima. Com Luxa, o atleta vive a expectativa de ser relacionado pela primeira vez no grupo principal.
Na base, Wesley tem a fama de ser decisivo. Atacante acostumado a jogar pelo lado esquerdo, o garoto de 18 anos costuma aparecer quando o Timãozinho mais precisa, inclusive decidindo clássicos das categorias inferiores.
Wesley foi outro nome que agradou Vítor Pereira e já soma cinco jogos pelo time profissional, nenhum como titular. O jovem se notabiliza pelo seu drible e personalidade para encarar quantos defensores for necessário.
Bidon é tido como um “joia” nos corredores do Parque São Jorge. Com apenas 18 anos, o garoto é volante de origem, mas passou a atuar como meia no sub-20 a pedido de Danilo. O jovem já até jogou pelos lados do campo, sempre com a tendência de cair por dentro e armar a equipe.
Bidon tem muito recurso técnico para sair jogando e poder de finalização. O garoto ainda necessita ganhar “mais corpo” para evoluir defensivamente, mas parece questão de tempo.
Tendo em vista que Luxemburgo se encantou com Danilo no Palmeiras, Bidon pode ser o próximo volante cria da casa a despertar o interesse do experiente treinador.
Ao vivo