Venda do Maracanã: decisão da Alerj tem Flamengo e eleições 2026 como alvos | OneFootball

Venda do Maracanã: decisão da Alerj tem Flamengo e eleições 2026 como alvos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·24 de outubro de 2025

Venda do Maracanã: decisão da Alerj tem Flamengo e eleições 2026 como alvos

Imagem do artigo:Venda do Maracanã: decisão da Alerj tem Flamengo e eleições 2026 como alvos

Governo do Rio de Janeiro quer vender o Maracanã para quitar dívidas com a União


Caiu como uma ‘bomba’ durante a semana a informação que o Governo do Estado do Rio de Janeiro deseja vender o Maracanã por R$ 2 bilhões para quitar dívidas com a União. O movimento, liderado Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), tem dois alvos: Flamengo e política.

De acordo com o telejornal ‘RJ2’, da TV Globo, uma possível venda do Maracanã para o Flamengo ‘tiraria poderes’ do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Afinal, o gestor está à frente do processo de construção do estádio rubro-negro no terreno do Gasômetro.


Vídeos OneFootball


Ou seja, com a possível venda do Maracanã para o Flamengo, o projeto do novo estádio se esvaziaria, e Eduardo Paes deixaria de ‘ganhar pontos’ com a Nação Rubro-Negra. Isso porque, Paes deve ser candidato ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano.

GOVERNO DO RIO JÁ FALOU COM O FLAMENGO?

Segundo o deputado Rodrigo Amorim, presidente da CCJ, já há conversas em andamento com o Flamengo para uma possível negociação. Importante destacar que o Mengão, ao lado do Fluminense, estão à frente da concessão do Maracanã até 2044. Mas, se o Governo vender o Templo Sagrado, o cenário mudará.

“Tivemos uma reunião recente inclusive com o presidente do Flamengo no gabinete do presidente (da Alerj) Rodrigo Bacellar. E é fundamental que o Estado dê uma destinação (ao estádio)”, afirmou Amorim à Globo.

POR QUE O PACAEMBU É EXEMPLO?

Durante as conversas, o estádio do Pacaembu, em São Paulo, virou exemplo. Antes de o Corinthians construir a Neo Química Arena, o antigo palco recebia os jogos da equipe de Parque São Jorge. No entanto, ultimamente, o Pacaembu virou “elefante branco”.

Desse modo, a venda do Maracanã, evitando a construção do novo estádio do Flamengo, pode manter o Templo Sagrado valorizado. Fora a questão política, já que Bacellar deve ser adversário de Eduardo Paes nas eleições de 2026.

“Cada vez que o Maracanã abre para um jogo, seja ele qual for, é uma quantia próxima a R$ 1 milhão para acontecer o evento. Não tem sentido a gente ter um elefante branco que o estado continue bancando. Ou vende o Maracanã ou faz uma concessão mais longa, enfim, alguma coisa tem que ser destinada”, completou Amorim.

QUANDO O FLAMENGO VOLTA A JOGAR NO MARACANÃ?

Enquanto o assunto Maracanã segue quente nos bastidores, o Flamengo só voltará a jogar no estádio em novembro. Mais precisamente no dia 01, contra o Sport, a partir das 21h (horário de Brasília), pelo Brasileirão. Antes, porém, o Mengão faz dois jogos fora de casa.

O primeiro será neste sábado (25), diante do Fortaleza, na Arena Castelão, com bola rolando às 19h30 (de Brasília). Já na quarta-feira (29), o jogo mais importante do ano até o momento: semifinal da Libertadores, diante do Racing (ARG), em Avellaneda.

Saiba mais sobre o veículo