Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike | OneFootball

Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·14 de novembro de 2025

Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike

Imagem do artigo:Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

A auditoria interna promovida pelo Corinthians para investigar supostos desvios de materiais esportivos fornecidos pela Nike do CT Joaquim Grava e Parque São Jorge ganhou mais um desdobramento. O vice-presidente Armando Mendonça encaminhou uma notificação extrajudicial ao diretor de tecnologia Marcelo Munhoes e ao coordenador de sistemas Reginaldo Nascimento, como reação às conclusões presentes no relatório.

A informação sobre a notificação enviada pelo dirigente foi divulgada primeiramente pelo Boletim Corinthiano e confirmada pela Central do Timão. O documento foi recebido por Munhoes nesta terça-feira (11), no qual Mendonça afirma que o relatório da auditoria conteria impropriedades técnicas e jurídicas, acusações e insinuações contra ele e terceiros, porém sem apresentação de evidências, base documental ou rastreabilidade de provas.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike

Foto: Reprodução/Corinthians

Na notificação, é exigida ainda a exibição integral das provas obtidas na auditoria, incluindo logs de sistema, requisições assinadas, recibos e cadeia de custódia das evidências, no prazo de 72 horas, além de pedir retratação pública dos conteúdos não comprovados no prazo de cinco dias.

O documento, por fim, também pede a preservação de todos os documentos físicos e digitais, inclusive e-mails e mensagens trocadas sobre o caso, e informa que, caso as exigências não sejam atendidas, o vice-presidente tomará medidas judiciais contra os envolvidos, como processos por calúnia e difamação, bem como ações estatutárias internas.

Embora a notificação afirme que os procedimentos adotados na auditoria não atendem aos requisitos mínimos de independência, profissionalismo e isonomia necessários, vale lembrar que o trabalho foi solicitado pelo próprio presidente Osmar Stabile no dia 4 de setembro, dando total acesso ao clube para que as investigações fossem feitas com a devida autonomia. O relatório final foi entregue ao dirigente no dia 3 de novembro.

Segundo informação divulgada pelo portal UOL, a auditoria interna conduzida por Munhoes detectou nove pontos de “não conformidade” e sete riscos na gestão dos materiais esportivos, que é de responsabilidade de Mendonça. Desde 2024, materiais tem sido recebidos da Nike sem o lançamento das notas fiscais no sistema oficial do clube, o Protheus, o que vem gerando desgaste interno no clube e dificultando o rastreamento e contabilização dos materiais.

Munhoes foi ouvido pelo portal Meu Timão, qualificando a notificação recebida como intimidatória e destacando que a auditoria interna foi solicitada pela presidência do clube. Na última semana, ele prestou depoimento à Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), órgão vinculado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa da Polícia Civil de São Paulo, para o inquérito que foi aberto sobre o tema. O delegado César Saad também intimou Mendonça a prestar esclarecimentos.

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo (CD), também foi ouvido e declarou que está ciente do impasse e pediu um relatório detalhado sobre as irregularidades identificadas. A tendência é que as supostas irregularidades identificadas sejam apuradas pelos órgãos internos do clube, para apuração de responsabilidades individuais.

Veja mais:

Imagem do artigo:Vice do Corinthians notifica funcionários após auditoria que investigou desvios de materiais da Nike

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo