oGol.com.br
·02 de outubro de 2025
Vice do Sport diz que pode pedir anulação de jogo com o Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·02 de outubro de 2025
O pênalti de Luan Cândido em Ignácio, no segundo tempo, pode estender o duelo entre Sport e Fluminense para os tribunais. O vice-presidente do clube pernambucano, Raphael Campos, afirmou que avalia com o departamento jurídico do time pedir a anulação da partida, afirmando que houve um "erro de direito" da arbitragem.
A reclamação do dirigente seria embasada no vídeo divulgado pela CBF com a revisão do VAR. O lance começa com o Sport pedindo falta em Pablo e termina com o lance da penalidade. Em campo, o árbitro Raphael Claus entendeu as duas situações como normais e marcou apenas o tiro de meta, mas foi alertado por Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR, sobre uma possível irregularidade.
No material divulgado, Ilbert diz que entende o pênalti como "claro", mas pede para rever uma possível falta na origem do lance. "Não consigo ver esse puxão, quero ver esse puxão. Eu ainda não consigo ver esse impacto. Eu vejo um jogador indo para trás e que não tem um impacto nessa mão. Se não foi falta, é pênalti", disse.
O diálogo seguiu com a cabine do VAR perguntando ao árbitro de campo se ele marcou a falta no início do lance, e Claus respondeu com um: "Falta no Pablo, falta no Pablo". Ilbert Estevam então recomenda uma revisão, questionando a falta e apontando a penalidade na sequência.
Esse é o questionamento do Sport, já que se o árbitro tinha marcado a falta no início da jogada, o restante do lance simplesmente não deveria ser considerado pelo VAR. "Claus não tinha marcado a falta em Pablo. Mas se ele diz no áudio com o VAR que marcou, o VAR não poderia intervir. Além de não ter sido pênalti, eles (referindo-se a Claus e os responsáveis pelo VAR) cometem um erro de direito. Estamos estudando com o jurídico como embasar isso", disse o vice-presidente.