Portal dos Dragões
·21 de julho de 2025
Victor Froholdt? “É um jogador à FC Porto, um box-to-box que garante muito trabalho”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de julho de 2025
Recorda-se de Jordan Henderson, o médio inglês que jogou no Liverpool de 2011 a 2023? O FC Porto poderá ter encontrado um jovem talento semelhante a ele, em Copenhaga, com a vantagem de ter apenas 19 anos e um futuro promissor pela frente. Os dragões planeiam investir 18 milhões de euros, o montante pedido pelos responsáveis dinamarqueses, para garantir a contratação de quem foi, na última época, o melhor jogador da liga dinamarquesa.
“Foi o melhor jogador e o melhor jogador jovem do campeonato dinamarquês na época anterior. Acredito que, após a pausa de inverno, o Victor conquistou, em apenas quatro meses, o prémio de jogador do mês da liga em três ocasiões”, afirmou Luís Martins, treinador do CBS Sport, um clube modesto de Boligmatch, na Dinamarca, em entrevista ao jornal Record.
Mas o que faz um médio de apenas 19 anos destacar-se tanto na liga dinamarquesa? “Posso afirmar que ele é um jogador à FC Porto, um box-to-box que oferece um grande empenho. A sua intensidade é notável, está sempre em movimento… a todo o gás”, explicou o ex-diretor de comunicação do Arouca, acrescentando: “Embora a barreira linguística exista, ele já se destacava no Copenhaga, um plantel com muitos jogadores internacionais. Froholdt poderá ser um líder também no FC Porto, devido à sua superioridade tática e à sua inteligência.”
“Ele sabe onde deve posicionar-se, tem uma grande abrangência no terreno de jogo. Pode atuar a ‘seis’ ou a ‘oito’. Acredito que no FC Porto jogará a ‘oito’, que foi a sua posição mais utilizada em Copenhaga”, continuou o treinador de Arouca, acrescentando que “é o típico médio nórdico”, comparando-o a João Palhinha no que se refere à sua vertente defensiva. “No entanto, ele se aproxima mais da área do que Palhinha”, descreveu Luís Martins, também notando semelhanças com Moisés Caicedo, do Chelsea.
Além de todas estas qualidades, o treinador português acrescenta mais uma. “Ele marca com facilidade. Registou 6 golos e 3 assistências na última época e tem a capacidade de criar jogadas para os colegas. É forte em passes progressivos, mas o que se pode esperar dele é trabalho e intensidade”, reforçou, destacando uma diferença em relação a outros dinamarqueses que se transferiram recentemente para Portugal. “Este é um jogador que já está preparado”, defendeu, sublinhando a sua “inteligência superior”, que se evidencia pela sua “qualidade tática”.
Recordando que o alvo do Porto já se estreou pela seleção A do seu país, onde se confrontou com Portugal nos quartos-de-final da Liga das Nações, Luís Martins conclui com uma comparação. “Ele é semelhante a Henderson, que jogou no Liverpool. Entra em todos os duelos, corre, corre e não tem receio de se aventurar na área adversária. No um-para-um, eles são muito parecidos. Henderson é, sem dúvida, a melhor comparação”, conclui o treinador do CBS Sport.