Jogada10
·11 de março de 2026
Vídeo! Papa Leão XIV viraliza com camisa do Flamengo durante audiência no Vaticano

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·11 de março de 2026

Uma camisa do Flamengo apareceu de forma inesperada durante a audiência geral realizada nesta quarta-feira (11) na Praça São Pedro, no Vaticano. Em meio à multidão reunida para o encontro semanal, um fiel lançou o uniforme em direção ao Papa Leão XIV, que reagiu rapidamente e conseguiu segurá-lo no ar diante dos peregrinos.
O gesto, apesar de breve, despertou curiosidade entre os presentes e viralizou nas redes sociais. Ao observar o uniforme vermelho e preto, o Papa institivamente perguntou a colaboradores se a camisa pertencia ao Milan, da Itália. A dúvida tem explicação simples: os dois clubes têm uniformes rubro-negros.
A audiência costumeiramente reúne milhares de fiéis de diversos países e, entre eles, havia um grande número de brasileiros.
Após o episódio, o Papa, então, dirigiu uma mensagem específica aos peregrinos brasileiros. O pontífice mencionou diretamente grupos vindos do Brasil e deu-lhes boas-vindas ao encontro.
“Dou as boas-vindas aos peregrinos de língua portuguesa presentes na Audiência de hoje. De modo especial aos grupos provenientes do Brasil. Obrigado por estarem aqui, entre tantos outros fiéis vindos de todo o mundo. Quando regressarem aos seus países, guardem esta experiência de unidade e, movidos pela Caridade de Cristo. Sejam sempre homens e mulheres que buscam a comunhão e a paz. Deus os abençoe!”, disse.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Vatican News em português (@vaticannewspt)
Além da tradicional imagem do Papa João Paulo II, com a bandeira do Flamengo, houve mais recentemente outra ação envolvendo o uniforme rubro-negro em audiência papal. Isso porque em novembro de 2023, o engenheiro Paulo Cesar Junior entregou a camisa do clube ao então Papa Papa Francisco durante outra cerimônia no Vaticano.
Paulo Cesar visitava a Europa acompanhado da esposa, Isabella. Para participar da audiência papal, o casal precisou enviar um pedido por e-mail meses antes. O engenheiro saiu do Brasil sem saber se conseguiria chegar perto do pontífice, mas com ideias para, se conseguisse, atrair sua atenção.
Rubro-negro por influência do pai e do irmão André, ele costuma viajar com camisas do clube e levou quatro na ocasião. A ideia inicial era usá-las em visitas a estádios europeus como o Parc des Princes, do PSG, e o San Siro, utilizado pelo Milan e Inter de Milão.
A decisão de entregar uma das camisas ao Papa surgiu apenas quando ele percebeu a possibilidade de se aproximar durante a cerimônia. O torcedor acreditou que as cores poderiam chamar a atenção do argentino que era apaixonado por futebol e pelo San Lorenzo.
“Na hora da bênção final, eles perguntaram se tínhamos alguns objetos que gostaríamos abençoar. Tirei a camisa e botei junto com alguns objetos que compramos para presentearmos amigos. Ele fez a bênção final e falei: “Cara, a camisa do Flamengo está abençoada, e nesse ano vamos ser campeões brasileiros”, disse o torcedor ao ge à época.









































