Vídeo: Pep Guardiola cita Neymar em sonho não realizado no futebol | OneFootball

Vídeo: Pep Guardiola cita Neymar em sonho não realizado no futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·15 de setembro de 2025

Vídeo: Pep Guardiola cita Neymar em sonho não realizado no futebol

Imagem do artigo:Vídeo: Pep Guardiola cita Neymar em sonho não realizado no futebol

Um bate-papo descontraído para as redes sociais terminou com uma revelação interessante, porém não surpreendente, de Pep Guardiola. Questionado sobre um jogador que gostaria de ter atuado junto na carreira, o técnico do Manchester City respondeu de forma direta e espontânea: Neymar Jr. Uma admiração, aliás, que vem de muito tempo.

Pep Guardiola já treinou e trabalhou com uma lista seleta de brasileiros, mas, infelizmente, não realizou o desejo de sequer comandar o camisa 10 santista. Apesar disso, seus caminhos se cruzaram algumas vezes ao longo da última década, porém sempre em lados opostos — em confrontos da Champions League e do Mundial de Clubes.


Vídeos OneFootball


A diferença de gerações, entretanto, impediu que compartilhassem do mesmo vestiário. Pep pendurou as chuteiras em 2006 e pôde observar, fora das quatro linhas, o surgimento do craque brasileiro ainda na base do Santos. Ainda durante o papo, Guardiola respondeu sobre o melhor técnico de todos os tempos, citou Klopp e sobre como ”quer ser lembrado”.

O “quase” no Bayern de Munique

O desejo do técnico catalão em trabalhar com o brasileiro chegou a se materializar em uma tentativa concreta no início de 2012. Em entrevista concedida em fevereiro ao ‘Podpah’, o camisa 10 revelou que Guardiola o procurou pessoalmente para tentar levá-lo ao Bayern antes de assinar com o Barcelona, em 2013.

“Pior que eu quase fui para o Bayern, por causa do Guardiola. Fui receber o Puskás, na Suíça. Eu estava no meu quarto e meu pai ligando, mais ou menos duas da manhã. E ele: ‘Estou indo para o seu quarto agora, abre a porta.’ Eu de cueca e camiseta, cheio de sono, abro a porta está o meu pai e o Guardiola”, e completou:

“O Guardiola senta no quarto e fala que quer me levar pro time que ele iria. Ele estava sem time nessa época. Estava fechado com um time, mas não podia falar. Ele falou: ‘Vem jogar comigo que vou te fazer o melhor.'”, contou.

O camisa 10 ainda revelou a projeção que Pep tinha para tê-lo em seu time: “Se você não fizer 60 gols no ano, eu mudo meu nome”.

Apesar do convite pessoal e da proposta detalhada, o jogador optou por assinar com o Barcelona em 2013. A escolha se deu, principalmente, pela presença de ídolos como Messi e pela ligação emocional com o clube catalão — que já tinha Ronaldinho como um dos grandes ídolos.

Imagem do artigo:Vídeo: Pep Guardiola cita Neymar em sonho não realizado no futebol

Neymar contra o Barcelona de Pep no Mundial de Clubes – Foto: Leandro Amaral/Divulgação Santos FC

Encontros de Pep e Neymar

Conforme mencionado, a dupla se encontrou repetidamente ao longo dos anos em partidas de alto nível no futebol europeu. O primeiro grande duelo entre eles aconteceu na final do Mundial de Clubes de 2011, quando o Barça, comandado por Pep, goleou o Santos por 4 a 0.

Anos depois, em 2015, o brasileiro se deu melhor. Já no Barcelona, marcou três gols contra o Bayer de Pep nas semifinais da Liga dos Campeões. E mais recentemente, ambos se enfrentaram em quatro partidas entre PSG e Manchester City, também pela Champions. O astro não balançou as redes nas ocasiões, mas manteve condição de titular e o protagonismo do lado francês.

Mesmo em lados opostos, a relação entre os dois sempre foi marcada pelo respeito técnico e pela admiração profissional. A fala recente de Guardiola apenas reforça a conexão simbólica construída entre o treinador e o atacante brasileiro, cuja parceria nunca se concretizou.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo