Gazeta Esportiva.com
·17 de novembro de 2025
Vini Jr é o segundo jogador que mais sofre com discurso de ódio na Espanha

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de novembro de 2025

O Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe) publicou um relatório sobre discursos de ódio nas redes sociais na Espanha relacionados ao mundo do esporte, mais especificamente ao futebol. Segundo o levantamento, Vinicius Júnior, brasileiro do Real Madrid, é vítima de cerca de 29% dos insultos.
Lamine Yamal, joia espanhola, é o primeiro da lista, sendo alvo de 60% das ofensas. Mbappé é o terceiro, com 3%. Nico e Iñaki Williams, Balde e Brahim também aparecem neste relatório com 2% dos insultos.
A quantidade de postagens aumenta em eventos específicos, como nos jogos entre Barcelona e Real Madrid, o El Clásico. “Macaco filho da p***” e “você deveria voltar para o seu país”, são alguns exemplos dos insultos mais comuns usados nas redes sociais durante esse tipo de partida. Jogadores como Lamine Yamal, Raphinha e Vinicius Júnior são alvos constantes de insultos.
Além dos jogadores, o relatório também elencou os times que mais recebem ataques com discurso de ódio. O Real Madrid lidera, com 34% . O Barcelona vem logo atrás, com 32%. Real Valladolid é o terceiro, com 17%, seguido pelo Valencia, com 8%, Athletic Club, com 6%, Real Sociedad, com 5%, e Atlético de Madrid, com 4%.









































