Vinicius Rovaris | OneFootball

Vinicius Rovaris | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Red Bull Bragantino

Red Bull Bragantino

·07 de novembro de 2024

Vinicius Rovaris

Imagem do artigo:Vinicius Rovaris

Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoTexto: Cárila Covas

O Red Bull Bragantino acertou a contratação do técnico Fernando Seabra no dia 31 de outubro. Com ele, chegaram dois auxiliares técnicos: Vinicius Rovaris e Álvaro Martins, que se juntaram à comissão permanente do clube.


Vídeos OneFootball


A Massa Bruta TV aproveitou para fazer um bate-papo com cada um dos auxiliares e como chegam para contribuir com o Braga!

Natural de Campinas, pouco mais de 60km distante de Bragança Paulista, Vinicius Rovaris, de 32 anos, fez Ciências do Esporte na Unicamp e tem um currículo extenso como treinador de categorias de base e auxiliar técnico. “Comecei como todo mundo, tentando ser jogador, mas muito longe de conseguir. Assim que me formei no ensino médio, já entrei na faculdade, onde encontrei professores que estavam voltados para o futebol”, contou.

“Meu primeiro clube foi a Ferroviária, onde inicio nas categorias de base, passando pelo sub-15, sub-17, auxiliar do sub-20 e do profissional. Depois de cinco anos, vou para a Bahia, passo três meses no Vitória e vou para o Bahia. Recebo um convite do Cruzeiro para ser auxiliar, e lembro que eu tinha possibilidade de continuar como treinador no Bahia, mas uma das perguntas que eu faço é ‘quem será o treinador?’, e o Roberto, na época coordenador da base, falou que seria o Fernando Seabra. Dentro da minha carreira como treinador, eu tinha a necessidade de ser auxiliar, e via no Seabra uma pessoa que poderia me ajudar nesse processo”, completou ele.

Com a ida para o time mineiro, Vinicius passou quatro meses no sub-20 e se tornou auxiliar permanente da casa na equipe profissional, em mais uma etapa ao lado de Fernando Seabra. “Fazemos o final da temporada de 2023, com o Paulo Autuori. Depois, tomamos caminhos diferentes, ele vem para o Red Bull Bragantino (sub-23) e eu vou para o Goiás como o treinador do sub-20 e auxiliar do profissional”.

Antes de chegar ao Centro de Performance e Desenvolvimento do Braga, Rovaris teve também uma passagem pelo Athletico Paranaense.

Agora, tendo a oportunidade de viver o dia a dia com o técnico Fernando Seabra, o auxiliar técnico disse: “É extremamente prazeroso para quem quer se desenvolver e evoluir. O nível de exigência é muito grande. Ele é um cara fora da curva, principalmente nas questões de desenvolver, e quando eu falo desenvolver, são todos os que estão ao seu redor. Então, que é muito prazeroso”, salientou o auxiliar.

Com toda bagagem em categorias de formação, o novo auxiliar técnico ressaltou como pode contribuir com o Red Bull Bragantino, que aposta em jogadores jovens. “Nos últimos três anos, a minha função, independentemente se era como treinador da equipe sub-20 ou auxiliar permanente, sempre foi muito envolvida com a transição dos jogadores – do profissional para a base e da base para o profissional –, foi assim no Cruzeiro, no Goiás e no Athletico Paranaense. Vejo que ‘casa’ muito todas as funções que tive nesses últimos anos, principalmente, nesse período que é tão delicado, da transição dos jogadores da base”.

Atualmente, o Braga ocupa a 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, cenário que há um ano Vinicius passou com o Cruzeiro, e ele falou como sua experiência pode contribuir para potencializar o clube a escalar posições na tabela. “O que encontramos quando chegamos é algo muito positivo. Um clube com uma energia, com um direcionamento e foco em sair dessa situação. O que ficou marcado o ano passado (no Cruzeiro) é que, para além de treinos e estratégias, que são importantes, sim, é o envolvimento do clube no processo de reta final de competição que a gente vê aqui”, destacou ele.

Na Massa Bruta TV, o auxiliar técnico Vinicius Rovaris também responde sobre como mudar o atual cenário do clube, o momento de imersão no clube, a estrutura do CPD e a divisão de trabalho com o outro auxiliar técnico, Álvaro Martins.

Saiba mais sobre o veículo