Violência em alta! ‘Casuals’ do Benfica detidos com armas e explosivos depois de ataque ao Sporting | OneFootball

Violência em alta! ‘Casuals’ do Benfica detidos com armas e explosivos depois de ataque ao Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·08 de abril de 2025

Violência em alta! ‘Casuals’ do Benfica detidos com armas e explosivos depois de ataque ao Sporting

Imagem do artigo:Violência em alta! ‘Casuals’ do Benfica detidos com armas e explosivos depois de ataque ao Sporting

Adeptos 'casuals' do Benfica foram detidos antes do clássico no domingo com o Porto. Aconteceu depois do ataque ao Núcleo do Sporting

|


Vídeos OneFootball


Cinco adeptos 'casuals' do Benfica foram detidos pela GNR na noite de domingo, em Fafe, por posse de armas proibidades e de material pirotécnico. A situação ocorreu poucas horas antes do clássico frente ao Porto, disputado no Estádio do Dragão, que terminou com a vitória das águias por 4-1. Os detidos, com idades entre os 19 e os 30 anos, são suspeitos de pertencer à claque No Name Boys, e estavam vestidos de preto, sem adereços do clube, uma das características dos 'casuals', adeptos mais violentos e organizados que evitam identificação direta com os emblemas que apoiam.

Segundo a GNR, os cinco jovens foram intercetados junto a uma associação desportiva em Fafe, após denúncias de distúrbios e rebentamento de petardos. No local, as autoridades realizaram revistas pessoais de segurança, que levaram às detenções. Os adeptos estavam supostamente a preparar-se para se deslocar ao Porto, onde se realizou o clássico da Liga Betclic.

notícias relacionadas

< >

Na operação, a GNR apreendeu um verdadeiro arsenal: cinco objetos preparados para agressão, incluindo cabos de picareta, tacos de snooker e uma faca, além de 22 artigos pirotécnicos, entre petardos e bombas. Foram ainda confiscados três protetores bocais, que indiciam a preparação para confrontos físicos.

Na manhã desta segunda-feira, os detidos foram presentes ao Tribunal de Fafe para conhecerem as medidas de coação. As autoridades estão a investigar a ligação dos indivíduos a episódios de violência em outros jogos e encontros entre claques rivais, não sendo descartada a possibilidade de novos detidos ou reforço da vigilância em futuros jogos de risco elevado.

Este episódio volta a acender o alerta sobre os perigos do fenómeno das claques ilegais e da cultura ‘casual’ em Portugal. Apesar dos esforços das autoridades, os confrontos entre adeptos continuam a ser uma ameaça real à segurança pública nos dias de jogo, especialmente nos clássicos entre os três grandes. É de recordar o núcleo do Sporting que foi vandalizado há pouco tempo, por elementos dos adeptos rivais.

Saiba mais sobre o veículo