FNV Sports
·07 de outubro de 2020
Viradas de capixabas marcam a 4ª rodada do grupo 5 da Série D

In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·07 de outubro de 2020

Neste final de semana, o Brasileirão Série D chegou a quarta rodada da primeira fase. Assim, a briga pelos quatro primeiros lugares, que valem a vaga para a próxima fase, ficou ainda mais acirrada com os resultados do grupo 5. A rodada foi marcada pelas vitórias de virada dos capixabas do grupo e pelo empate no duelo goiano.
Depois de três derrotas nas três primeiras rodadas, que resultou na demissão do técnico Rodrigo Fonseca, o Vitória-ES finalmente venceu a primeira na competição, mas segue na lanterna do grupo. O time capixaba venceu de virada o Operário-MT jogando no estádio Salvador Costa por 2 a 1. Pelo mesmo placar o Real Noroeste venceu o União Rondonópolis e, como resultado, voltou para a vice liderança do grupo, com a mesma pontuação do líder Goianésia.
Por falar no líder do grupo, o Azulão do Vale não saiu do empate com a Aparecidense e perdeu a oportunidade de se isolar no topo do grupo. Mas o empate por 1 x 1 foi o suficiente para o time retomar a ponta da tabela, que antes do início da partida estava com o Real.
O Vitória-ES finalmente conseguiu a primeira vitória e, dessa maneira, os primeiros pontos na série D do campeonato brasileiro. Depois de três derrotas nas primeiras rodadas, o time de Bento Ferreira foi comandado pelo auxiliar Rodrigo César, que se aposentou recentemente no próprio clube. No primeiro tempo, o Vitória jogou praticamente todo tempo no campo do Operário-MT e criou algumas oportunidades. Mas a única que mais levou perigo foi a finalização de João Denoni que acertou o travessão do goleiro Israel. Por outro lado, a equipe mato-grossense veio para a partida com a postura de jogar atrás e tentar sair rápido.
Na etapa final, os visitantes voltaram com mudanças e dispostos a arriscar mais para garantir a pontuação que levaria a equipe à liderança do grupo. O resultado apareceu aos nove minutos, em contra-ataque rápido, Lucas Lopeu recebeu entre os zagueiros e tocou na saída de Harrison para abrir o placar.
Dessa forma, o time da casa também teve mudanças, com as entradas de Edinho e Gianlucas nos lugares de Carlos Vitor e Igor Pimentel. Até que , depois da pressão, Magrão invadiu a área e o defensor adversário interceptou com a mão, pênalti para o Vitória. O experiente Edinho bateu bem e empatou a partida. A partida se encaminhava para o fim e o empate parecia certo, mas aos 48 minutos, último lance do jogo, veio a virada. Magrão fez o cruzamento, Gianlucas cabeceou para o gol e Toni Galego completou em cima da linha. Virada do Vitória e triunfo importante para a recuperação no torneio.
Da mesma forma, o Real Noroeste recebeu o União Rondonópolis no estádio José Olímpio da Rocha buscando retornar ao G4. Após uma sequência de um empate e uma derrota, os merengues capixabas fizeram valer o mando de campo e mantiveram o 100% de aproveitamento em casa, levando o time para a vice liderança. Já a equipe do Mato Grosso despencou para a vice lanterna com o revés.
Na etapa inicial, as duas equipes se estudaram bastante e ninguém quis se expor demais. No entanto, as chances apareciam nas bolas paradas dos times. E foi assim que o placar foi aberto na etapa inicial pelos visitantes. O atacante André acertou uma linda cobrança de falta quase da entrada da área, sem chances para o goleiro Zé Augusto, 1 x 0. Por outro lado, os capixabas só demonstravam perigo nas cobranças de escanteio, mas sem sucesso inicialmente.
Na volta do intervalo, o Real se mostrou mais ofensivo, marcando forte e rápido no ataque. A arma do time passou a ser os chutes de fora da área, o que não havia ocorrido na primeira parte. Como consequência, a equipe capixaba igualou o placar aos seis minutos. Após Igor Santos cobrar o escanteio, o zagueiro Alysson subiu bem para empatar de cabeça, 1 x 1. E não demorou muito para vir a virada do time capixaba. Em bela tabela desde o meio de campo, Matheus Firmino recebeu de Ailton e tocou na saída do goleiro para dar a vitória aos merengues, 2 x 1 placar final.
Com o intuito de retomar a liderança e disparar de vez no grupo, o Goianésia recebeu a Aparecidense para o confronto de goianos da rodada. Entretanto, os líderes do grupo 5 não saíram do empate, embora tenha sido suficiente para o time retomar a ponta da tabela. Contudo, os rivais goianos subiram uma posição, mas continuam fora da zona de classificação, apenas na sexta posição.
No primeiro tempo, os dois times, que já se conhecem bem, jogaram de igual para igual. Logo no início, o Goianésia teve uma bola na trave com Vanílson e por pouco não abriu o placar. Mas, na sequência, a equipe de Aparecida aproveitou o vacilo do goleiro Edson e Alex Henrique inaugurou o marcador, 1 a 0.
Na etapa final o Goianésia melhorou e se lançou no ataque para buscar o empate e, posteriormente, a virada. E o empate veio logo no início, após Zizu cobrar o escanteio o zagueiro Márcio subiu bem para testar e empatar o jogo, 1 a 1. No entanto, a Aparecidense não se intimidou e voltou a assustar o time da casa. Alex Henrique recebeu cruzamento e cabeceou na trave, quase marcando o segundo dele na partida. Já no fim da partida, o volante Dudu arriscou belo chute de fora da área, mas o goleiro Tony evitou a virada, placar final 1 x 1.
Foto destaque: Reprodução/Vitor Nicchio/Vitória-ES









































