Coluna do Fla
·17 de fevereiro de 2026
Viradouro leva rivalidade entre Flamengo e Vasco para desfile na Sapucaí e dispara como favorita ao título do Carnaval

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·17 de fevereiro de 2026

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro seguem a todo vapor. Considerado uma das maiores rivalidades do Brasil, o clássico entre Flamengo e Vasco virou ala durante a apresentação histórica da Unidos do Viradouro.
Em resumo, o enredo da escola de Niterói era: “Pra cima, Ciça!”, em homenagema o mestre de bateria em atividade na agremiação. Vascaíno declarado, o profissional do samba foi o responsável por contar a história do centenário do Flamengo na Marquês de Sapucaí, em 1995.
Com isso, depois de ter virado enredo no Carnaval do Rio de Janeiro deste ano, Ciça acabou levando Flamengo e Vasco para o desfile realizado de segunda (16) para terça-feira (17). Na ala, componentes da Viradouro se dividiram e metade aparecia vestindo rubro-negro e a outra metade, cruzmaltino.
Apesar da rivalidade de Flamengo e Vasco, a Viradouro contou a história de um dos maiores nomes do carnaval carioca na Marquês de Sapucaí: Moacyr da Silva Pinto, conhecido popularmente por Ciça, o mestre de bateria teve a trajetória e os momentos marcantes relembrados no desfile da escola de Niterói.
O desfile foi tão cartático, que a Unidos do Viradouro terminou o desfile aclamada com gritos de “é campeã” nas arquibancadas da Sapucaí. Além disso, a escola já está concorrendo ao estandarte de ouro. Lembrando que o resultado da grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro sai na quarta-feira (18) de cinzas.
Enquanto virou ala no desfile da Viradouro, o Flamengo segue se preparando para voltar a campo na quinta-feira (19). Isso porque, o Mais Querido enfrenta o Lanús (ARG), na Argentina, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana, a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo





































