MaisQueUmJogo - MQJ
·09 de abril de 2025
Vitória do Arsenal sobre o Real garante vaga extra à Inglaterra na próxima Champions

In partnership with
Yahoo sportsMaisQueUmJogo - MQJ
·09 de abril de 2025
A vitória elástica do Arsenal sobre o Real Madrid por 3 a 0, na última terça-feira (8), promete acirrar a disputa por uma vaga na próxima Champions League via Premier League. Afinal, o triunfo fez a Inglaterra ter coeficiente suficiente para garantir cinco equipes na próxima edição da competição continental.
Arsenal venceu o Real Madrid por 3 a 0, com dois gols de falta de Rice – Justin Setterfield/Getty Images/onefootball
Dessa maneira, a vaga extra a uma confederação se dá pelo coeficiente dos clubes que tiveram melhor rendimento nas três competições europeias na temporada: Champions League, Europa League e Conference League. Assim, abrem-se duas vagas, a dois países. Até o momento, a Inglaterra lidera o ranking, com a Itália vindo em seguida.
Na principal competição, o Liverpool terminou a fase de liga na primeira colocação, com sete vitórias em oito jogos. Contudo, caiu inesperadamente nas oitavas de final. Apesar disso, os ingleses vêm tendo bom rendimento nos três torneios. Manchester City foi eliminado nos playoffs para o Real Madrid. Já Arsenal e Aston Villa seguem na disputa e estão nas quartas de final.
Na Europa League, por exemplo, Manchester United e Tottenham seguem vivos nas quartas de final, além de terem terminado a fase de liga no G4. Na Conference League, o Chelsea também está na disputa e terminou a primeira fase na liderança.
Por conta de tantas vitórias, a Inglaterra chegou a coeficiente de pontos que só pode ser alcançado por clubes da Itália nesta temporada. Em seguida, vem a Espanha. Mesmo que Real Madrid, Barcelona (Champions League), Athletic Bilbao (Europa League) e Betis (Conference League) vençam todos os jogos nas competições que disputam, o país não superaria a média dos ingleses.
A briga pelas vagas europeias na Inglaterra está acirrada. Atualmente, o quinto colocado é o Newcastle, com 53 pontos e um jogo a menos que os concorrentes, empatado com o Chelsea, em quarto. O Manchester City (52) e o Aston Villa (51) vêm logo a seguir. Fulham (48) e Brighton (47) correm por fora.
Na última temporada, os clubes que conseguiram as duas vagas adicionais foram o Bologna, da Itália, e o Borussia Dortmund, da Alemanha.