
Saudações Tricolores.com
·26 de maio de 2025
Você sabia? Gol de barriga de Renato Gaúcho adiou o lançamento de rap de Romário e Edmundo nos anos 90

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·26 de maio de 2025
No quadro Achados e Perdidos, publicado neste domingo (25) no canal do GE no YouTube, um vídeo resgatou uma história curiosa que mistura futebol, funk e dois dos maiores nomes da bola nos anos 90. A reportagem relembra o projeto musical de Romário e Edmundo, que tentaram emplacar uma carreira como MCs no auge da fama, mas acabaram barrados por um gol histórico.
Um dos momentos mais emblemáticos da história do Fluminense, o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho, na final do Campeonato Carioca de 1995, que garantiu o título tricolor sobre o Flamengo também acabou interrompendo um projeto inusitado de dois dos maiores jogadores daquela geração: Romário e Edmundo.
À época, os dois atacantes formavam uma das duplas mais midiáticas do futebol brasileiro e preparavam o lançamento de um CD de rap-funk com letras inspiradas no universo dos “Bad Boys”, nome pelo qual eram conhecidos na imprensa.
A primeira música, batizada de “Hino dos Bad Boys”, chegou a ser gravada em estúdio por Romário e Edmundo, com refrão que marcou quem viveu a época: “Lê, lê, lê, lê-ô… Com o Bad Boy no seu time, já pode comemorar”. A produção musical era assinada pelo DJ Tubarão, um dos grandes nomes do funk carioca dos anos 90, e o projeto contava com letras de Selassié Campos, amigo de faculdade de Romário, mais conhecido pelo apelido de Raposão.
Além do “hino”, os artistas improvisados planejavam lançar uma segunda faixa: o “Rap do Mengão”, registrada inclusive no site da União Brasileira de Compositores em nome de Romário e Raposão. A ideia era aproveitar a exposição de Romário e Edmundo no Flamengo e transformar o momento em um produto comercial que mesclasse futebol e música.
Mas o plano não foi adiante. Segundo Raposão, o projeto acabou barrado por um impasse financeiro entre os dois jogadores, que não chegaram a um acordo sobre a divisão de lucros. No entanto, o contexto da época ajuda a entender o desfecho.
O gol de barriga marcado por Renato Gaúcho, então atacante do Fluminense, mudou completamente o ambiente no Flamengo. A derrota por 3 a 2 na decisão do Carioca jogou água fria no momento vivido por Romário e Edmundo, e a empolgação em torno do projeto musical esfriou. O clima no clube se tornou mais tenso e a repercussão do gol histórico acabou ofuscando qualquer outro assunto.
“O Romário até topou fazer show, o Edmundo também. Mas aí rolou um desentendimento entre eles. Um não quis ceder, o outro também não. Então, não lança”, revelou Raposão, em entrevista ao Globo Esporte, que recuperou a história no quadro Achados e Perdidos no Youtube do canal.
Quase 30 anos depois, o gol de barriga de Renato Gaúcho segue marcado como um dos episódios mais simbólicos da história recente do futebol carioca e, curiosamente, acabou adiando até a estreia musical de dois dos maiores nomes do rival.