OneFootball
·17 de novembro de 2025
😳 Vodu por Copa? Técnico da Nigéria faz acusação após derrota

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·17 de novembro de 2025

O confronto de domingo entre Nigéria e República Democrática do Congo por uma vaga no playoff da Copa do Mundo esteve longe de ser entediante.
Gols, decisões controversas da arbitragem... e uma disputa de pênaltis que teve um elemento a mais: o vodu. Pelo menos é isso que denuncia a Nigéria.
A tradicional seleção nigeriana ficou fora da Copa do Mundo depois de perder por 4 x 3 nos pênaltis para a equipe congolesa. O jogo terminou 1 x 1 após a prorrogação.
Na disputa de pênaltis, um dos membros da comissão técnica da R.D. do Congo teria feito movimentos que caracterizam um ritual de vodu durante as cobranças. A atitude enfureceu o técnico nigeriano, Éric Chelle.
O próprio treinador nigeriano tornou públicas suas suspeitas após a partida. “Durante toda a disputa de pênaltis, o cara do Congo estava fazendo vodu. Toda vez, toda vez... Por isso eu estava um pouco nervoso depois daquilo”, disse ele visivelmente irritado à imprensa.
Assim como aconteceu quatro anos atrás, a Nigéria novamente fica fora de uma Copa do Mundo. Uma oportunidade perdida para uma geração de grandes nomes como Victor Osimhen, Ademola Lookman e Samu Chukwueze, entre muitos outros.

O vodu é uma religião afro-caribenha que mistura cultos africanos com elementos indígenas ou do catolicismo. No Brasil, influenciou práticas populares e dialoga com cultos afro como candomblé e umbanda. Mas em alguns países sofre distorções ao ser associado a rituais mágicos negativos.
Foto destaque: Instagram / Fecofa RDC









































