Gazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025
Vojvoda se diz aliviado com permanência e admite: “Santos precisa do Neymar”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025

O técnico Juan Pablo Vojvoda afirmou estar aliviado com a permanência do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro. O Peixe venceu o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada.
“O mais fácil seria dizer que me sinto feliz. Mas não sei se é isso. Me sinto aliviado. Não era objetivo que o Santos tem que lutar. Mas esse ano teve que ser isso. A gente tem jogadores acostumados a brigar pelo título. É outro tipo de briga o rebaixamento. Isso vai fazer eles crescerem. Isso é a vida. Acontece com todos. Você conhece as pessoas nos momentos difíceis. Eles estiveram perto. O intervalo contra o Inter foi difícil, foi uma conversa difícil e eles responderam bem”, disse.
“Um ano de crescimento. Quero crescer pessoalmente, mas ao lado de um clube que estou trabalhando. O Santos cresceu muito, mas tem que seguir assim. A história tem que se validar continuamente”, acrescentou.
O comandante falou sobre a importância de Neymar para o Alvinegro Praiano. Mesmo com o joelho lesionado, o meia-atacante se destacou nas últimas rodadas do torneio e fechou o ano como herói.
“Sou sincero, falo muito com o Neymar, mas sobre os jogos. Eu senti o compromisso no Neymar. Todas conversas foram a curto prazo. Claro, precisamos do Neymar. O clube precisa dele. Vamos deixar ele descansar agora. O Santos precisa de jogadores do nível dele”, analisou.
Agora, Vojvoda já pensa em 2026. O técnico revelou o que ele pretende levar desta temporada para a próxima.
“Tem que ficar com o compromisso dos jogadores no momento difíceis. Fico com esse compromisso dos jogadores. Também temos que enaltecer a organização, de cima para baixo. Agradecer a diretoria, a todos que estiveram perto nos momentos difíceis. É um time grande, os momentos ruins são muito maiores. Ficamos com esses compromissos e organização”, declarou.
“Fico com isso. Se quisermos planejar o futuro, temos que pensar com uma base. Essa é a base. Base com humildade. Foi um ano difícil. Conseguimos livrar do rebaixamento. Santos tem tudo para seguir evoluindo. O Santos viveu um momento difícil, mas encontrou, desde que eu cheguei, gente preocupada e ocupada para melhorar essa situação. Quando falo de ocupada, toda hora recebia ligações da diretoria, debatíamos sobre futebol. O urgente era esse ano. Não queria perder minha energia com o próximo ano quando eu ainda tinha esse ano para resolver”, ampliou.
Por fim, o treinador pediu humildade.
“É preciso humildade. É um clube grande. É preciso ser humildade para escutar, ver o que o outro pensa também. É preciso escutar cada área, ser profissional. O Santos tem um presidente, um diretor, uma organização. Agora vai ser exigido cada vez mais. temos muito o que melhorar, sim, cometemos erros. E vamos cometer. Mas sempre com a intenção de melhorar. Temos que respeitar a história”, finalizou.
O Alvinegro Praiano encerrou o Brasileirão 2025 na 12ª colocação, com 47 pontos. A equipe, que chegou à última rodada ainda com chances de rebaixamento, garantiu uma vaga na Sul-Americana de 2026.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram









































