Central do Timão
·04 de janeiro de 2026
Volante do Corinthians valoriza experiência no profissional e mira título da Copinha

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·04 de janeiro de 2026

Com a Copa São Paulo de Futebol Júnior já em andamento, um dos nomes do Corinthians que chama atenção pela maturidade e pela bagagem adquirida no elenco profissional é o meio-campista Luiz Gustavo Bahia, que destacou a importância do controle emocional, da experiência no time principal e do aprendizado ao longo das últimas temporadas.
Acostumado a conviver com a pressão desde cedo, o jogador ressaltou o trabalho psicológico como parte fundamental de sua rotina e explicou como tenta transmitir ao grupo da base tudo o que absorveu no ambiente profissional.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“Cara, eu acho que todo jogador lida com pressão. Controlar essa ansiedade faz muito parte do meu dia a dia. Eu faço trabalho com psicólogo e isso me ajuda bastante. O que eu posso trazer do profissional é experiência. A gente convivia com jogadores mais velhos, mais experientes, que sempre falavam o que era certo e errado. Mesmo quando a gente errava, eles acolhiam. Aprendi muita coisa lá e posso trazer essa bagagem para o grupo.”, disse em entrevista após treino antes da competição de base.
O atleta também comentou sobre a forma como encarou as mudanças e os desafios recentes na carreira, reforçando a postura positiva diante das situações que viveu dentro do Alvinegro Paulista.
“Eu pensei de uma forma positiva. Toda situação tem um lado negativo e um positivo, e eu escolhi olhar o positivo. É mais uma oportunidade de mostrar meu potencial. Tenho contrato de mais um ano com o Corinthians, então independentemente de gostar ou não, eu tinha que obedecer. Mas eu gostei, estou aqui para ajudar e seja o que Deus quiser.”, afirmou.
Sobre a experiência mais recente no profissional, Luiz Gustavo Bahia citou a dificuldade da partida contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro de 2025, quando foi escalado como titular, e valorizou a confiança recebida da comissão técnica.
“O jogo contra o Botafogo foi muito difícil. O professor me deu a oportunidade, comecei jogando, atuei 45 minutos. O Botafogo impôs bastante o jogo. Mas cada jogo é um jogo. Ele conversou comigo, me deu total confiança, assim como o Dorival e o Lucas. Se for para eu jogar mais jogos, vou ficar muito feliz. Se não for, seja o que Deus quiser. Agora meu foco é a Copinha.”, apontou.
Ele também fez questão de citar os atletas mais experientes que contribuíram diretamente para seu crescimento: “O Raniele e o André Ramalho. Sempre conversei muito com eles sobre jogo, posicionamento, maturidade, circunstâncias da partida. Eles me ajudaram bastante.”
Com objetivos bem definidos, o meio-campista deixou claro que o principal sonho no momento é levantar a taça da Copinha neste começo de ano e, posteriormente, retornar ao elenco principal do Timão.
“Meu primeiro objetivo é ser campeão da Taça São Paulo. Depois, se Deus quiser, voltar ao profissional e fazer parte dos planos do Corinthians. Ganhar títulos e ser ídolo aqui.”, comentou o volante.
Ao fazer um balanço da temporada, o atleta destacou a evolução pessoal e profissional ao longo de 2025, apontando a constância como a principal meta para o futuro, seja na base ou no elenco principal.
“2025 foi um ano de muita maturidade para mim. No Sub-20 ganhei muita casca e, no profissional, aprendi bastante coisa. Cheguei como menino novo, mas encarei os treinos como jogos e amadureci bastante. Para 2026, levo a constância. Não precisa ser protagonista em tudo, só ser constante que as coisas acontecem.”, afirmou Luiz Gustavo
Dentro de campo, o jogador explicou sua função no esquema utilizado na base e as semelhanças em relação ao que desempenhava no time profissional. A diferença, segundo o volante, está na quantidade de atletas escalados no meio-campo.
“Aqui estou jogando de segundo volante. O Thomas (Lisboa) faz o primeiro, eu fico como segundo, armando o jogo e tendo liberdade, como no profissional. A diferença é mais o sistema: aqui são três no meio, lá eram quatro, mas a função é praticamente a mesma.”
Por fim, o jogador exaltou a relação e a admiração pelo meio-campista Breno Bidon, que foi seu companheiro nas categorias de base e também vem se destacando no elenco profissional do Corinthians.
“O Bidon é um cara extraordinário, dentro e fora de campo. A gente sempre troca ideia sobre futebol e vida. Fico muito feliz pelo momento que ele vive. É um atleta que veio da base, jogava comigo no meio, tem muito futebol e ainda vai entregar muito para o futebol brasileiro.”, finalizou.
O Corinthians já fez sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no último sábado (3), e venceu o Trindade, de Goiás, por 1 x 0. Luiz Gustavo Bahia foi escalado como titular no confronto.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Novo executivo de futebol do Corinthians comenta primeiro contato com jogadores e funcionários do CT









































