ecbahia.com
·13 de dezembro de 2025
Volta ao Bahia? Zagueiro emprestado termina ano com primeira sequência de jogos

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·13 de dezembro de 2025

O Bahia fez uma parte do elenco rodar em empréstimos ao longo da temporada de 2025. Um deles foi o zagueiro Marcos Victor, emprestado ao Ceará, que encerrou o ano com sua primeira sequência de jogos desde que foi adquirido pelo Esquadrão em 2023.
O defensor ganhou a titularidade no time cearense no segundo turno da Série A, curiosamente ganhando concorrência de dois ex-jogadores tricolores (os zagueiros Éder e Marllon), e termina a temporada com maior rodagem e experiência a nível de primeira divisão.
A situação do zagueiro será avaliada pela comissão técnica de Rogério Ceni, que terá o Baianão para disputar no meio da Série A, e principalmente pelo departamento de futebol do clube, tendo em vista uma possível negociação em definitivo após o atleta ficar na “vitrine”.
Marcos Victor disputou um total de 17 jogos pelo Ceará em 2025, com 15 deles pela Série A.
Embora o time tenha sido rebaixado, o zagueiro de 23 anos terminou a Série A em alta, atuando como titular absoluto nos últimos oito jogos do campeonato.
Antes disso, o defensor estava amargando mais uma vez o banco de reservas e chegou a passar quatro meses sem jogar pelo Vozão, até que estreou na Série A na 17ª rodada, como titular no triunfo do Ceará sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. A partir disso, sua trajetória tomou outro contorno.
Marcos Victor jogou em 14 das 19 rodadas do returno com a camisa do Ceará, participando de momentos de alta da equipe cearense, mas também jogando na fase de queda livre, nos últimos jogos, culminando no rebaixamento do time.
Desde que foi contratado pelo Bahia em 2023, o defensor não havia conseguido uma sequência de jogos expressiva.
Em 2023, ele fez apenas 12 partidas pelo Esquadrão e, espalhadas ao longo do ano. Em 2024, atuou em apenas cinco jogos pelo time principal e não conseguiu jogar pelo Athletico Paranaense, durante empréstimo na segunda metade do ano passado.
Números de Marcos Victor desde a chegada ao Bahia:
Com o fim do empréstimo, Marcos Victor inicialmente retorna ao Bahia, com quem ainda tem contrato até o final de 2027. Seu futuro, contudo, é indefinido.
O zagueiro tem 23 anos e foi a primeira compra feita pelo Grupo City na chegada ao Bahia, custando R$ 3,9 milhões junto ao Ceará no final de 2022.
O setor defensivo é o que mais possui opções para a próxima temporada. David Duarte e Ramos Mingo foram titulares absolutos e possuem contratos longos, da mesma forma que os reservas imediatos Kanu e Gabriel Xavier.
Além dos quatro principais zagueiros do clube, Luiz Gustavo, de 19 anos, foi comprado por R$ 32 milhões e ainda sequer estreou. Já Fredi ganhou a confiança de Rogério Ceni e faz parte do elenco, totalizando seis defensores.









































