oGol.com.br
·08 de setembro de 2026
Weverton, do Grêmio, critica regras anti-cera: 'Vai causar lesões'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·08 de setembro de 2026

As mudanças nas regras para evitar a perda de tempo e proporcionar mais minutos de bola rolando nos jogos podem agradar o público, mas já têm seu primeiro opositor declarado: o goleiro Weverton. Depois da derrota do Grêmio diante do Vitória, nesta segunda-feira, o jogador deu uma entrevista ao Sportv e fez críticas às mudanças.
"Eu só falo que essa nova regra não é só para coibir a cera, é para acabar com a energia de qualquer jogador que joga de quarta e domingo, quarta e domingo. Isso, daqui a pouco, eu tenho quase certeza que vai ocasionar muitas lesões porque vai ser impossível competir para quem estiver em três competições", disse o goleiro quando perguntado sobre o tema da conversa com o árbitro do jogo após o apito final.
"Eu estava explicando para ele que a função dele é coibir cera, e realmente os goleiros fazem muita cera, e eu me coloco em primeiro lugar nesse grupo que quando está ganhando quer tentar ganhar alguns minutos, e isso realmente tinha que melhorar. Mas eu acho que tá muito acelerado tudo", completou.
A Fifa implementou mudanças durante a Copa do Mundo com o objetivo de aumentar o tempo de bola rolando nas partidas e as alterações acabaram agradando. Dentre as mudanças está a contagem de cinco segundos para o goleiro repor a bola em jogo na cobrança de um tiro de meta, sob pena de ceder um escanteio ao adversário caso a contagem estoure. Arremessos laterais e atendimentos médicos também foram alvo de mudanças para evitar a famosa cera.







































