MundoBola
·02 de dezembro de 2025
X caça bots e clubes de futebol perdem milhões de seguidores – Flamengo é menos afetado no Top 20

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·02 de dezembro de 2025

Você percebeu que todo mundo ou quase todo mundo está perdendo seguidores no X? No início de novembro, quando o Ibope soltou a parcial do mês, já deu para notar que alguma coisa estranha estava acontecendo.
Fui atrás e achei esse tweet (abaixo) de 12 de outubro da Nikita Bier, Head of Product do X, informando que eles haviam deletado um milhão e setecentas mil contas. Só que, aparentemente, isso foi apenas o começo.
O Ibope acabou de publicar a parcial de dezembro e os 50 clubes analisados perderam quase 7 milhões de seguidores na plataforma. O Flamengo aparece com cerca de 660 mil seguidores a menos, ficando, em números brutos, atrás apenas do Corinthians, que perdeu pouco mais de 830 mil.
Só que a conta certa a ser feita é a que leva em consideração o percentual de seguidores “purgados” pelo Twitter.
Percentualmente, os clubes com maior redução no número de seguidores foram Criciúma (31,31%), Figueirense (28,87%), Goiás (26,73%), Vitória (22,79%), Coritiba (21,74%), Sport (18,63%), Athletico (18,36%) e Bahia (17,67%).
A perda entre os times do G12, ficou assim:
Importante ressaltar que isso não está acontecendo exclusivamente no Brasil. Por exemplo, apenas nos últimos quatro dias - entre 28 de novembro e 1 de dezembro -, o Real Madrid viu sua conta em espanhol diminuir em cerca de 1 milhão de seguidores.
No mesmo período, os perfis de Cristiano Ronaldo e Neymar registraram quedas de 2,7 mi e 1,4 mi.
A empresa não confirma, mas, além de “robôs” e contas de spam, é bastante provável que perfis inativos há longa data, que apenas geram custo de armazenamento, também estejam na barca do Tio Elon.
De qualquer forma, é bom ver que não estamos perdendo na mesma proporção dos rivais. Será que alguém aí comprava seguidores indianos? Rs.









































