Xabi Alonso: “Jogar a Champions no Bernabéu é ainda mais motivante” | OneFootball

Xabi Alonso: “Jogar a Champions no Bernabéu é ainda mais motivante” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MeuMadrid

MeuMadrid

·15 de setembro de 2025

Xabi Alonso: “Jogar a Champions no Bernabéu é ainda mais motivante”

Imagem do artigo:Xabi Alonso: “Jogar a Champions no Bernabéu é ainda mais motivante”

Real Madrid faz estreia em casa e Xabi Alonso comenta atmosfera merengue na competição

Nesta terça-feira (16), às 16h (Brasília), o Real Madrid recebe o Olympique de Marseille pela 1ª rodada da fase de liga da Champions. Dessa maneira, a um dia da estreia, Xabi Alonso atendeu a imprensa na capital espanhola e comentou: “Estamos encarando isso com a maior empolgação que acompanha jogar a Liga dos Campeões com o Real Madrid. É especial para esta equipe, e jogar no Bernabéu, com sua história, é ainda mais motivador. Os torcedores estão ansiosos para dar passos à frente, continuar crescendo e jogar contra um adversário exigente e de alto nível. Amanhã temos um adversário exigente e de alto nível, e esperamos começar bem”.

Declarações do treinador

Vini Jr: “Falei com ele e ele fez um ótimo trabalho com um jogador a menos no sábado. Não foi o melhor momento para um jogador de ataque, mas ele se sacrificou. Foi uma vitória da equipe. Ele esteve bem e tem muita energia para amanhã”.


Vídeos OneFootball


Retorno de Carvajal: “Há um aspecto que não mudou muito, que é o gene competitivo que ele tem. Ele o tem desde que chegou na temporada 2013-14; quando chegou do Leverkusen, foi importante na primeira temporada. Ele nos deu muito e acabamos ganhando a Liga dos Campeões. Ao longo dos anos, isso não mudou muito, mas sua personalidade, maturidade, o peso do que significa ser capitão, com a experiência que ele tem no Real Madrid e na seleção, o respeito que seus companheiros têm por ele, a responsabilidade que ele tem de transmitir – isso evoluiu, e eu descobri isso”.

“Nos Estados Unidos, ele ainda estava se recuperando, mas agora que está em forma para jogar, você pode ver que ele tem uma influência positiva muito importante sobre os demais. Esses líderes precisam florescer dentro do vestiário; eles são fundamentais. Carva é um deles. Há muitos outros de nós que precisam desse núcleo poderoso para impulsionar o resto da equipe”.

Diferenças entre arbitragem espanhola e da Champions: “Estou tão calmo quanto antes. Não tenho preocupações antes do jogo de amanhã ou então da partida da LaLiga no próximo sábado”.

Fase de Mbappé: “Eu estava otimista. Depois do Mundial de Clubes, queria que ele se conectasse e fizesse isso aos poucos para que eu pudesse conhecê-lo. No final, você vê o jogador que ele é e a paixão que ele tem pelo esporte. Ele realmente gosta de saber e entender as coisas, e quando o faz, toda aquela qualidade individual floresce. Precisamos dele e da qualidade coletiva do grupo para que ele possa fazer o seu trabalho de forma diferente. Não é só o Kylian, o Vini ou o Rodrygo; precisamos que o time funcione; precisamos que tenhamos qualidade coletiva, tanto com a bola quanto sem ela, para que eles possam fazer as coisas de forma diferente”.

Xabi fala mais sobre Mbappé e passagem como jogador pelo clube merengue

Etapa como atleta madridista: “Eu não pensei que foi uma passagem curta. Foram cinco anos muito intensos. Foi muito difícil para nós ganhar aquela Liga dos Campeões. Provavelmente, se não tivéssemos vencido, eu não teria saído em paz, porque antes de ganhar La Décima, houve três semifinais. Muitos de nós aprendemos que, para ganhar, é preciso perder também, e às vezes bastante. Naqueles anos, tivemos que perder três semifinais para assim ganhar a Décima. No ano seguinte, não vencemos, e depois vieram os anos do Zizou, que foram incríveis. Algumas das pessoas que estão aqui estavam lá naquela época; é algo excepcional e único na história do Madrid e da Liga dos Campeões”.

Mbappé: “Ele certamente é um líder. Por causa de sua personalidade, experiência e da influência que exerce sobre os demais. Ele é um deles, e quando esse grupo se fortalece e se consolida, os demais já sabem para onde olhar e quem seguir. Kylian é um deles. Não o vejo ansioso para vencer a Champions. Todos nós sentimos que este é um projeto que está apenas começando. Como parte do projeto de estar no Real Madrid, um dos objetivos ao longo do caminho é ganhar a Liga dos Campeões. Espero que seja mais cedo do que tarde e que estejamos no caminho certo para chegar lá. Kylian faz parte disso. Hoje falamos sobre o significado da Liga dos Campeões, mas não falamos sobre maio (mês da final), falamos sobre o que está mais perto de casa”.

Pressão por títulos: “É um fato. É inquestionável. É uma honra, uma motivação e uma responsabilidade com a qual você convive e gosta. Quando você vem e veste a camisa, ou quando está aqui treinando, é para isso que serve. É um privilégio”.

Saiba mais sobre o veículo