oGol.com.br
·12 de novembro de 2025
Xodó brasileiro em 2014, Podolski é mentor de líder do campeonato polonês

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 de novembro de 2025

Aos 40 anos, Lukas Podolski tem muitas histórias para contar sobre sua carreira de jogador. Com passagens pelo Bayern de Munique e Arsenal, ele foi campeão do mundo em 2014 com a seleção alemã, e ainda conquistou o carinho de parte do público brasileiro mesmo com o 7 a 1, graças à seu carisma nas redes sociais. Mas o atacante ainda não quer botar um ponto final nesse capítulo de sua história.
Nascido em Gliwice, na Polônia, ele está de volta à sua terra natal desde 2021, quando assinou com o Górnik Zabrze, time da cidade vizinha na região da Silesia. Com seu contrato chegando ao fim, o pensamento era ter esta como sua temporada de despedida, mas as coisas podem mudar.
"Basicamente sim, esta é supostamente minha última temporada. Mas se conseguirmos conquistar algo, talvez eu queria participar mais uma vez", disse o atacante em entrevista ao diário alemão Kölner Stadt-Anzeiger, o mais conhecido da região de Colônia, onde Podolski começou no futebol.
A tal "conquista" que Podolski coloca como um diferencial que o faria seguir é baseada na improvável liderança do Górnik Zabrze no campeonato local. Em 15 jogos são 29 pontos conquistados, dois a mais que o segundo colocado, o Jagiellonia Bialystok, que tem um jogo a menos. Dono de 14 títulos nacionais, o time de Zabrze não conquista o troféu da competição desde a temporada 1987/88, e a taça ainda viria acompanhada com vaga em competições europeias.
"Isto não era necessariamente esperado antes da temporada. Financeiramente nós não conseguimos competir com alguns clubes, e nosso clube também é administrado pela prefeitura, o que costuma complicar as coisas. Esperamos que isso mude. De qualquer forma, é ótimo ver o time se desenvolver positivamente em todos os níveis, e continuar a crescer. E isso acontece em toda a liga, que se desenvolveu significativamente e é muito mais forte do que era há alguns anos", disse.
"Ainda amo jogar e tenho muito prazer em ajudar os jovens jogadores do meu time com a minha experiência", explicou o jogador que hoje acumula o papel de líder e mentor no clube, além de ser um embaixador do campeonato polonês. "Mas não tenho mais 30 anos, então começo a sentir algumas dores aqui e ali", completou.
A importância de Podolski no time foi mudando de dentro de campo para fora dele. Se na temporada passada o camisa 10 foi titular em 27 das 35 partidas da equipe na temporada, contribuindo com cinco gols e três assistências na campanha que terminou com um modesto nono lugar, neste ano sua participação é bem mais limitada: apenas uma titularidade em jogo que acabou por ser substituído no começo do segundo tempo, e outros sete jogos em que atuou saindo do banco de reservas.
"Eu também gosto realmente do trabalho fora do campo. Tenho 40 anos, então minhas prioridades mudaram. O clube me deu oportunidade de provar coisas em muitas áreas diferentes. Eu realmente posso fazer diferença aqui, estruturalmente também. Algo está sendo construído. É por isso que eu facilmente imagino continuar isso por muito tempo", disse.









































