Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro | OneFootball

Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·09 de novembro de 2025

Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro

Imagem do artigo:Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O Corinthians enfrentou, na tarde deste domingo (9), o Ceará, na Neo Química Arena, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi derrotado por 1 x 0. Com o revés, o Alvinegro caiu para a 13ª colocação com 42 pontos (11 vitórias, nove empates e 13 derrotas).

Na partida de hoje, o zagueiro André Ramalho foi escalado como titular no lugar do jovem João Pedro Tchoca, que vinha em sua maior sequência de jogos pelo Corinthians (6), e voltou a atuar nesta condição pela primeira vez desde o dia 21 de setembro, quando o Alvinegro foi superado pelo Sport por 1 x 0, na Ilha do Retiro, pela  25ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na reta final de setembro, o camisa 5 sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita em um dos treinamentos da equipe e ficou afastado dos gramados por pouco mais de um mês. No dia 25 de outubro, no triunfo por 1 x 0 sobre o Vitória, no Estádio do Barradão, pela 30ª rodada, o defensor voltou a atuar e entrou em campo já na reta final daquele confronto, quando a equipe já estava com um a menos – Breno Bidon expulso.

Contra o Ceará, Ramalho atuou os 90 minutos e acumulou os seguintes números, segundo o Sofascore, aplicativo de estatísticas esportivas: 1/1 desarmes ganhos, seis cortes, 3/5 duelos ganhos pelo chão, 2/4 duelos aéreos ganhos (50%), 114 ações com bola, um passe decisivo, 92/100 passes certos (92%), 46/48passes certos no próprio campo (98%), 46/52 passes certos no campo adversário (92%) e 3/4 passes longos certos (75%).

Em 2025, são 39 jogos, e André Ramalho vem oscilando em desempenho, iniciando a temporada como reserva da equipe até então comandada por Ramón Díaz. Posteriormente, com a chegada do técnico Dorival Júnior, o defensor retomou a titularidade, embora tenha sido ausência por lesão nas últimas semana.

Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior explicou a escolha por André Ramalho como titular em vez de João Pedro Tchoca, que vinha tendo sequência e com atuações de destaque: Eu acho que, o primeiro ponto, a gente pensa muito na recuperação do atleta de uma partida para outra. O segundo ponto, o André, quando saiu, ele era o titular da equipe. Eu não faria esse movimento diferente se fosse Tchoca, o titular, saindo por uma lesão e retornando no primeiro momento. Eu acho que você tem que ser coerente e correto nas suas atitudes.”

“E o principal é que era uma partida que o Ceará, com certeza, marcaria baixo, e nós precisaríamos encontrar passes entre linhas que nos dessem possibilidade de furar um pouco mais o bloqueio inicial da equipe adversária. Essa condição, o André apresenta. Para o jogo de hoje, a característica do André encaixaria muito bem se nós estivéssemos numa tarde e noite inspiradas, o que não aconteceu”, disse.

Desde que chegou ao Corinthians, na metade do ano passado, depois de construir toda a sua carreira na Europa, atuando pelo futebol austríaco, alemão e holandês, André Ramalho soma 68 jogos com a camisa corinthiana (60 como titular), sendo 30 vitórias, 19 empates e 19 derrotas – pouco mais de 53% de aproveitamento. Além disso, marcou um gol e uma assistência.

O defensor foi titular durante a arrancada da equipe no Brasileirão 2024, deixando a zona de rebaixamento e conquistando uma vaga na Pré-Libertadores – sétima posição com 56 pontos. Ele também fez parte do elenco campeão estadual de 2025, diante do Palmeiras, na decisão.

Agora, André Ramalho e o restante do Corinthians se preparam para o próximo compromisso da equipe, que será somente após a Data Fifa. No próximo dia 20 de novembro, às 19h (de Brasília), o Corinthians receberá o São Paulo, na Neo Química Arena, pela  34ª rodada do Brasileirão

Veja Mais:

Imagem do artigo:Zagueiro atua como titular do Corinthians pela primeira vez desde a reta final de setembro

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo