Esporte News Mundo
·07 de outubro de 2025
Zagueiro do Botafogo sofre nova lesão e só deve retornar em 2026

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·07 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Fora de combate em 2025, Bastos teve uma lesão no joelho no começo da temporada, e a lesão acabou se agravando. O Botafogo trata a situação do angolano como lesão “complexa”.
A previsão do retorno do zagueiro aos gramados era no começo de outubro. Contudo, o atleta nem chegou a treinar com bola devido ao agravamento da lesão.
Em fevereiro, o departamento médico do Alvinegro avaliou a lesão no joelho esquerdo de Bastos e considerou que ele precisaria passar por cirurgia. No entanto, o defensor decidiu não se submeter ao procedimento, optando por um tratamento conservador, acreditando que seria suficiente para seu retorno aos gramados.
Após recusar a cirurgia, Bastos chegou a assinar um termo de consentimento formalizando sua decisão. Em seguida, passou a seguir um protocolo alternativo, supervisionado pelo Núcleo de Saúde e Performance do clube. No entanto, depois de sentir um novo desconforto durante o Mundial de Clubes, em junho, o zagueiro decidiu finalmente operar o joelho.
A intervenção cirúrgica aconteceu em 2 de julho. Na época, o clube estimava que ele retornasse aos treinos em cerca de três meses, ou seja, no início de outubro. O período de recuperação na Europa durou 50 dias, e Bastos retornou ao Lonier no final de agosto.
Durante a reapresentação, contudo, o clube reavaliou a condição física do jogador e prorrogou o prazo de retorno. Atualmente, o zagueiro ainda realiza fisioterapia e não participa de trabalhos avançados de transição. As partes estimam que o retorno completo aconteça apenas no início do próximo ano.