Futebol Latino
·12 de fevereiro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·12 de fevereiro de 2023
*Por Danilo Di Grado
Com o início de mais uma edição da Libertadores, alguns clubes já entraram em campo, porém pela fase preliminar da competição.
Sendo assim, um deles foi o Zamora, da Venezuela. Pela primeira fase, o clube, por sua vez, encarou o estreante Boston River, onde acabou sendo superado pelos uruguaios no jogo de ida por 3 a 1.
Diante do revés, o clube de Barinas terá um tira-teima pela frente. Desde 2017, quando a Conmebol modificou o formato colocando três fases anteriores a de grupos, os venezuelanos oscilaram entre classificações e eliminações.
Voltando no tempo, a primeira ocorreu justamente no mesmo ano, quando o Deportivo Táchira ficou pelo caminho ao ser eliminado pelo Deportivo Capiatá-PAR. Porém, em 2018, deu a volta por cima ao tirar o Maracá-EQU.
Nos dois anos seguintes, voltaram a oscilar. Em 2019, o La Guaira até conseguiu fazer sua parte ao bater o Real Garcilaso-PER. Porém, em 2020, o Carabobo não teve a mesma sorte e acabou caindo para o Universitario-PER, sendo eliminado precocemente.
Mais recentemente, em 2021, foi a vez do Caracas ter um time peruano na mesma fase: o Universidad César Vallejo. Os Los Rojos, por sua vez, apesar do 0 a 0 na ida, superaram o adversário por 2 a 0 na volta, selando assim sua classificação. Por outro lado, em 2022, o representante venezuelano, Deportivo Lara, mesmo fazendo um jogo duro na ida quando foi derrotado por 3 a 2, viu o Bolívar golear no segundo encontro por 4 a 0, perdendo a chance de avançar no torneio.
Com o placar empatado em 3 a 3, resta saber se o Zamora conseguirá, ou não, sua vaga na próxima fase, onde terá como rival o Huracán. O duelo da volta acontecerá quinta-feira (16), às 21h (de Brasília), no estádio La Carolina.
Ao vivo