MundoBola Flamengo
·01 de outubro de 2025
Zico ressalta desafio que Filipe Luís precisou encarar no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·01 de outubro de 2025
Maior ídolo da história do Flamengo, Zico fez uma análise sobre o primeiro ano de trabalho de Filipe Luís como treinador, recém-completo no fim de setembro. O Galinho ressaltou a transição difícil pela qual o ex-jogador teve que passar, já que estava acostumado a dividir o próprio vestiário do Rubro-Negro com atletas que hoje comanda.
E Zico tem conhecimento de causa, pois viveu essa situação na década de 1980. Na época, Paulo César Carpegiani assumiu o posto de treinador logo após encerrar a carreira e obteve sucesso, com os títulos de Libertadores e Mundial, em 1981, e Brasileirão, em 1982, entre outros.
Zico ressaltou que, ao assumir a nova função, Carpegiani precisou abandonar hábitos que antes mantinha com os jogadores. E o próprio Filipe Luís precisou passar por uma situação parecida a essa, mesmo muitos anos depois.
"Principalmente quando ele [Filipe Luís] assumiu, a gente conversou muito, por que a gente teve um exemplo desse na nossa época — o Carpegiani. A gente viveu isso, e não é simples. Ele jogava pôquer com a gente na véspera do jogo e, quando virou treinador, acabou. Não vem mais aqui", destacou Zico em entrevista à "Romário TV".
Ao se referir ao conceito de futebol do treinador do Flamengo, Zico garantiu que aprova o que Filipe Luís tenta implantar no clube. O Galinho ressaltou que as decisões tomadas pelo ex-lateral nem sempre vão dar certo, mas destacou que o importante é tentar aplicar a filosofia certa.
"Ele tem um pensamento muito grande em relação à forma de jogar. Gosta de entender como a torcida do Flamengo gosta que jogue. Às vezes não consegue, mas você vê que a filosofia dele é muito voltada para isso. Estou muito satisfeito com o que ele vem fazendo. São decisões. Vai acertar aqui, vai errar ali, mas faz parte", finalizou Zico.