10 jogos marcantes do Flamengo na Libertadores | OneFootball

10 jogos marcantes do Flamengo na Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·16. September 2025

10 jogos marcantes do Flamengo na Libertadores

Artikelbild:10 jogos marcantes do Flamengo na Libertadores

A história do Flamengo na Libertadores é recheada de capítulos épicos. Relembre dez jogos que marcaram gerações.

Entre as partidas que marcaram a memória do torcedor do Flamengo na Libertadores, estão os jogos dos títulos e muito mais.


OneFootball Videos


A final de 1981

No dia 23 de novembro de 1981, o Flamengo enfrentou o Cobreloa, do Chile, no jogo de desempate da grande final da Libertadores. Após vencer a ida por 2 a 1 e perder a volta por 1 a 0, o Mengão precisou disputar uma terceira partida para definir o campeão. Nessa decisão, vitória por 2 a 0, com dois gols de Zico e o primeiro título do Flamengo.

O jogo da virada de 2019

38 anos após a primeira conquista do Flamengo na Libertadores, o Rubro-Negro voltou a levantar o troféu continental. Em Lima, no Peru, diante do River Plate, da Argentina, o Fla saiu atrás com gol de Borré.

Entretanto, na etapa final, o incrível aconteceu: Gabigol virou, marcando aos 45 e 47 do segundo tempo, dando o bicampeonato ao Flamengo.

A goleada sobre rival argentino

Na temporada de 2022, o Flamengo voltou a conquistar a Libertadores, mas a grande partida da campanha aconteceu no jogo de ida da semifinal. Contra o Vélez, da Argentina, o Mais Querido goleou por 4 a 0, com direito a hat-trick de Pedro. O resultado deu tranquilidade para o Mengão na partida de volta, onde o Fla venceu por 2 a 1.

A classificação dramática

No ano histórico de 2019, o Flamengo sofreu para eliminar o Emelec, do Equador, nas oitavas de final da Libertadores. Em solo equatoriano, derrota por 2 a 0, com Diego Ribas quebrando a perna.

Já na volta, a equipe comandada por Jorge Jesus devolveu o placar com dois gols de Gabigol. Nos pênaltis, deu Mengão, e a estrela de Diego Alves brilhou.

Confronto inesquecível no Maracanã

Uma das maiores vitórias da história do Flamengo aconteceu na Libertadores de 2019. No jogo de volta da semifinal da competição, o Mengão teve uma de suas atuações mais deslumbrantes ao golear o Grêmio por 5 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Henrique, Gabigol (duas vezes), Pablo Marí e Rodrigo Caio.

O show diante dos paraguaios

Nas quartas de final da Libertadores de 2021, o Flamengo enfrentou o tradicional Olimpia e deu um baile em solo paraguaio. No primeiro jogo do mata-mata, goleada do Mengão por 4 a 1 e vaga na semifinal encaminhada. Na volta, o Fla ainda deu outro show: 5 a 1.

O título incontestável em Guayaquil

Em uma das finais mais tranquilas da história da Libertadores, o Flamengo foi soberano de ponta a ponta contra o Athletico-PR em 2022. Com gol de Gabigol, o Mengão abriu o placar na etapa inicial e controlou o jogo até o fim, conquistando o tricampeonato continental.

Calando Itaquera

O adversário do Flamengo nas quartas de final da Libertadores de 2022 foi o Corinthians, de Vitor Pereira. A partida de ida aconteceu na Neo Química Arena, em Itaquera, com um show do Mengão de Dorival Júnior. Com gols de Arrascaeta e Gabigol, o Fla derrotou o rival paulista por 2 a 0 com tranquilidade e encaminhou a vaga na semifinal.

O balde de água fria no Beira-Rio

Após vencer o Internacional por 2 a 0 no Maracanã, no jogo de ida das quartas da Libertadores de 2019, o Flamengo saiu atrás no marcador no confronto da volta. No Beira-Rio, Rodrigo Lindoso chegou a abrir o placar. Contudo, quando o Internacional buscava o empate no agregado, um rápido contra-ataque do Flamengo terminou com Gabigol deixando tudo igual. Com 1 a 1, o Fla garantiu vaga na semifinal.

O choro dos atleticanos

Na Libertadores de 1981, Flamengo e Atlético-MG empataram em número de pontos na fase de grupos. Para decidir quem avançaria, foi determinado um jogo extra no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Entretanto, a partida foi interrompida aos 37 minutos do primeiro tempo devido à violência dos atleticanos. Reinaldo, Éder, Chicão, Palhinha e Osmar foram expulsos pelo árbitro José Roberto Wright por faltas duras nos jogadores do Flamengo e reclamações acaloradas. Sendo assim, o Atlético ficou com número de jogadores abaixo do mínimo regulamentar para continuar. O Flamengo venceu por W.O.

Impressum des Publishers ansehen