MundoBola Flamengo
·4. September 2025
7 motivos que fazem Arrascaeta ser ídolo no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4. September 2025
Arrascaeta virou ídolo da Nação com gols, títulos e talento. Descubra sete razões que consolidam sua idolatria no Flamengo.
Arrascaeta sempre se destaca em momentos decisivos, especialmente em confrontos de mata-mata pelo Flamengo. Sua capacidade de resolver partidas importantes o transformou em referência quando o time mais necessita.
Na Copa do Brasil de 2022, por exemplo, o uruguaio marcou os dois gols da vitória do Mengão por 2 a 0 sobre o Atlético-MG. O resultado garantiu a classificação às quartas, em campanha que terminou com título. Já na decisão da Copa do Brasil de 2024, novamente contra o Atlético, Arrascaeta abriu o placar na vitória por 3 a 1 no Maracanã, no jogo de ida da final. O Flamengo acabou conquistando a taça.
Além disso, desde 2020, Arrascaeta acumula três gols e seis assistências em jogos de mata-mata da Libertadores.
Nos clássicos, Arrascaeta mantém regularidade impressionante, principalmente contra Fluminense e Vasco, mas também contra rivais nacionais. Em jogos contra Palmeiras e Atlético-MG, o uruguaio também já decidiu partidas. Confira abaixo:
A conexão de Arrascaeta com a torcida do Flamengo é natural e verdadeira desde sua chegada. Essa sintonia se iniciou já no início de 2019, com a Nação criticando o técnico Abel Braga por colocar o uruguaio no banco de reservas. O tempo comprovou que os torcedores estavam certos, com Arrascaeta entrando para história rubro-ngra.
Embora discreto, Arrascaeta demonstra liderança por meio de atitudes dentro e fora de campo. O tema chegou a ser citado pelo técnico Filipe Luís, após a classificação do Flamengo na Libertadores contra o Internacional: "É um jogador diferente. Mas eu vejo outro tipo de Arrascaeta desde que eu cheguei aqui. Tem uma liderança silenciosa e muito forte dentro do vestiário", disse o treinador.
Quando vazou a conversa do médico José Luiz Runco em um grupo de WhatsApp criticando a questão física de Nicolás de la Cruz, Arrascaeta também saiu em defesa: "Independentemente de quem for, se for o Nico ou outro jogador, a gente tem que estar juntos".
Arrascaeta tem 17 gols e 13 assistências pelo Flamengo em 2025. O atleta está a apenas um gol de superar sua temporada mais produtiva, que foi em 2019, quando marcou 18 gols e deu 19 assistências. Em 2020, o uruguaio registrou 12 gols e 14 assistências. Na temporada de 2021, marcou nove gols e distribuiu 13 assistências, voltando a crescer em 2022 com 13 gols e 19 passes para gol. Em 2023, foram 11 gols e 13 assistências. Por fim, no ano passado, contabilizou 10 gols e 10 assistências.
Arrascaeta nunca escondeu o respeito pelo Flamengo, sempre deixando o claro o desejo de até se aposentar no Rubro-Negro.
"Um dia chamei o Landim (ex-presidente do Flamengo) para falar: 'Presidente, se tiver a oportunidade, eu quero me aposentar aqui. Aí, é com vocês'. Sou muito novo ainda, há muita coisa para acontecer, mas a cidade, a equipe tem uma conexão muito forte", disse Arrascaeta em entrevista ao ge em 2024.
Já em homenagem ao receber a placa de 300 jogos pelo Flamengo em março deste ano, Arrascaeta fez questão de valorizar o período na Gávea.
"Sempre que tenho a possibilidade de falar, sempre enalteço o Flamengo. Porque desde que cheguei, torcedores, companheiros, diretoria, sempre me abraçaram, me cuidaram, me blindaram para eu me desenvolver dentro do campo", disparou o camisa 10.
Desde que chegou ao Flamengo, Arrascaeta mantém conduta irrepreensível, sem polêmicas ou atitudes negativas. Sua vida pessoal fora de campo se limita à Rio Sucrée Confeitaria, onde é sócio e comanda o negócio ao lado de sua esposa, Camila Bastiani, que está grávida de um menino.