Revista Colorada
·12. Oktober 2025
A novidade envolvendo o clássico Gre-Nal que repercutiu entre os gaúchos

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·12. Oktober 2025
A rivalidade entre Internacional e Grêmio é uma das maiores do planeta. Diante de um estado dividido entre os dois torcedores, é comum que o Gre-Nal seja marcado por duelos ríspidos e por uma intensa batalha psicológica, com provocações constantes antes e depois da bola rolar, seja envolvendo torcedores ou os próprios times nas redes sociais.
Diante deste cenário, uma decisão foi tomada pela produtora “Giros Filmes”, em parceria com a “Panda Filmes”. Um documentário está sendo produzido para detalhar a história da rivalidade. O título do conteúdo será: “Grenal: o maior clássico das Américas”. Segundo informações do portal “GZH”, o lançamento deve ocorrer em março de 2026.
O documentário irá envolver jogadores, torcedores, técnicos, dirigentes, torcedores e personalidades ligadas aos dois clubes. Maurício Magalhães, produtor do filme, destacou o estudo sociológico envolvido no clássico Gre-Nal, que costuma afetar fatores até mesmo fora do futebol, afinal o estado fica “dividido”.
“É quase uma costura sociológica de quem vive e viveu tudo isso, com esses atores todos. A gente está decodificando o espírito do Gre-Nal. As partidas são grandes batalhas e essa guerra nunca terá fim. O perdedor sempre luta para ganhar a próxima ou as próximas disputas. E um sobrevive do outro. Todo dia, os vermelhos e os azuis acordam para ser melhores” argumentou Maurício Magalhães.
A meta é lançar o documentário na semana de aniversário de Porto Alegre, em março de 2026. A promessa é de que o filme seja disponibilizado nos cinemas de todo o país, além de ser exibido pelo canal “SporTV” e de ser liberado no serviço de streaming “Globoplay”.
Até o momento, ídolos históricos do Internacional, como Valdomiro, Abel Braga e D’Alessandro, já gravaram entrevistas. Fora do campo, até mesmo figuras públicas, como a ex-ministra do STF Rosa Weber, que é colorada, e a ex-governadora Yeda Crusius, identificada como gremista, também foram consultadas para apontarem a relevância do duelo fora das quatro linhas.