Revista Colorada
·27. Januar 2026
A punição que Abel Braga pode sofrer em julgamento no STJD

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·27. Januar 2026

Considerado o maior técnico da história do Internacional, Abel Braga foi responsável por um milagre no ano passado. Com o Colorado dentro da zona de rebaixamento, o treinador chegou ao Beira-Rio e em apenas dois jogos conseguiu evitar a queda para a Série B, contando também com a ajuda de resultados paralelos.
A chegada do agora coordenador esportivo em Porto Alegre, contudo, também ficou marcada por uma polêmica. Na entrevista coletiva, o ídolo brincou que não queria ver os atletas utilizando a camisa rosa nos treinamentos por parecer um “time de veado”. A declaração repercutiu muito mal, principalmente por conta do teor homofóbico.
Nas redes sociais, a reação foi imediata, com muitas críticas sendo direcionadas para Abel Braga. Desta forma, o grupo “Arco-Íris de Cidadania LGBT”, uma organização sem fins lucrativos, apresentou Notícia de Infração ao STJD. Denunciado, o agora dirigente do Internacional será julgado pela infração cometida.
Conforme detalhes divulgados pelo portal “GZH”, a denúncia foi feita conforme o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de etnia, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade, condição de pessoa idosa ou com deficiência”, diz o documento.
Desta forma, o julgamento foi marcado para o dia 12 de fevereiro e Abel Braga pode ser impedido de circular nos bastidores do estádio Beira-Rio em jogos do Colorado. Isso porque a pena prevê uma suspensão de 5 a 10 jogos, caso ele seja considerado culpado pelo ocorrido. Nos bastidores, o departamento jurídico trabalha para evitar uma punição do tipo.









































