Gazeta Esportiva.com
·4. Dezember 2025
Abel diz que “há um asterisco” na final da Libertadores e cita expulsão de Piquerez

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·4. Dezember 2025

Abel Ferreira parabenizou o Flamengo após a conquista do Campeonato Brasileiro, mas não deixou de fazer suas ponderações sobre atuações da arbitragem e sobre a temporada, no geral, após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Atlético-MG. O treinador palmeirense cutucou o rival, relembrando lance polêmico na final da Libertadores e o comparando à expulsão de Piquerez no jogo desta quarta-feira, pela 34ª do Brasileirão.
“Hoje, aconteceu um lance dentro de campo exatamente igual ao que aconteceu na final da Libertadores. Os títulos que ganhei no Palmeiras não têm asteriscos. E aos palmeirenses, vou dizer o seguinte: a mim, como vosso treinador, só me engana quem eu quero”, declarou.
“Sim, perdemos, fomos vice. Este ano, fomos vice em quase todas as competições, mas viram o beijo que dei naquela medalha? Foi um beijo na medalha e no símbolo do Palmeiras. Tenho orgulho de estar no Palmeiras e ser palmeirense. Não há asteriscos. Ganhamos, perdemos, jogamos mal, mas tenho orgulho de ser do Palmeiras. Jogamos dentro do campo o máximo que conseguimos. Quantas vezes me ouviram dizer que ia ser contra tudo e contra todos, que depois do jogo contra o São Paulo muita coisa mudou?”, seguiu.
Piquerez foi expulso ainda no primeiro tempo de Atlético-MG x Palmeiras, quando o Verdão já vencia por 2 a 0. O lateral deu uma entrada em Saravia e, primeiro, recebeu o cartão amarelo. Contudo, o VAR sugeriu a revisão e, após rever o lance, o árbitro mostrou o cartão vermelho.
A final da Libertadores, vencida pelo Flamengo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, teve um lance polêmico em que Pulgar deu uma entrada na perna de Bruno Fuchs, mas recebeu apenas o amarelo. Na oportunidade, o árbitro nem sequer foi ao monitor rever o lance.
Nas quartas de final da Libertadores, Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, recebeu um cartão vermelho no jogo de ida. O clube carioca entendeu que a expulsão se deu de forma equivocada, solicitou a anulação da advertência e teve o pedido acatado pela Conmebol.
Abel Ferreira lembrou um lance em que Andreas Pereira recebeu um cartão amarelo, contra o Vitória, mesmo sem ter atingido o adversário. No mesmo jogo, o meia foi reclamar com o árbitro, tomou nova advertência e ficou suspenso para o jogo seguinte.
“A nós, ninguém despenalizou o Andreas porque levou um amarelo por um lance que não era para amarelo. Lembraram-se disso? Parabéns ao Flamengo, foi vencedor desta competição, da Libertadores, tem excelente elenco, treinador. Clube muito bem organizado, mas tenho muito orgulho nos vices que tive e tenho por tudo o que fizemos. Sei o que fizemos e vocês viram o mesmo que eu. Será que uma expulsão condiciona o resultado de um jogo? Não sei…”, finalizou.
O Flamengo conquistou o Brasileiro ao vencer o Ceará por 1 a 0 e alcançar 78 pontos. Enquanto isso, o Palmeiras chegou aos 73 e segue na vice-liderança.









































