Acionista da SAF do Atlético é investigado pelo Ministério Público por envolvimento com o PCC | OneFootball

Acionista da SAF do Atlético é investigado pelo Ministério Público por envolvimento com o PCC | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·17. Oktober 2025

Acionista da SAF do Atlético é investigado pelo Ministério Público por envolvimento com o PCC

Artikelbild:Acionista da SAF do Atlético é investigado pelo Ministério Público por envolvimento com o PCC

Em meio a preparação para o duelo de amanhã (18), diante o Corinthians, em São Paulo, o Atlético voltou a estampar os jornais nesta sexta, devido a um de seus acionistas, o empresário Daniel Vorcaro. O clube foi citado em investigação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Segundo reportagem de Rodrigo Capelo, do UOL Esportes, um aporte feito por Daniel Vorcaro para comprar ações da Galo Holding, está sob suspeita de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das principais organizações criminosas do país.


OneFootball Videos


De acordo com documentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Galo Forte FIP, utilizado por Daniel Vorcaro para adquirir 26,9% da Galo Holding S.A., integra uma cadeia de fundos organizada de forma semelhante à estrutura investigada na Operação Carbono Oculto.

Em novembro de 2023, Daniel Vorcaro investiu R$ 100 milhões para se tornar sócio da SAF do Atlético-MG, aumentando a participação em julho de 2024 com mais R$ 200 milhões. Os valores estão registrados na documentação da CVM e conferem com os números divulgados oficialmente pelo clube.

Por meio do aporte, Vorcaro passou a deter 26,9% da Galo Holding S.A., que controla a SAF. O restante das ações é dividido entre Rubens e Rafael Menin (55,7%), Ricardo Guimarães (8,4%) e o FIGA, fundo de torcedores com 9% de participação. Segundo o Ministério Público de São Paulo, os fundos Olaf e Hans, citados na cadeia de investimentos, “são apontados como pilar central da estrutura do crime organizado sob apuração, sendo instrumentalizados para diversos propósitos criminosos, principalmente a ocultação e lavagem de capitais”.

Impressum des Publishers ansehen