Nosso Palestra
·13. April 2025
Análise: Palmeiras faz melhor partida no ano e vitória diante do Corinthians fica ‘barata’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·13. April 2025
O Palmeiras jogou contra o Corinthians, neste sábado (12), sua melhor partida nesta temporada. A vitória por 2 a 0 no Campeonato Brasileiro, construída ainda no primeiro tempo com gols de Piquerez e Emiliano Martínez ficou barata pelo volume de jogo produzido pela equipe de Abel Ferreira, que foi dominante do primeiro ao último minuto.
Taticamente, Abel repetiu o mesmo encaixe que esteve em campo a partir da entrada de Felipe Anderson e após a lesão de Raphael Veiga no jogo da última quarta-feira, na vitória por 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, na Libertadores. A nova baixa, no entanto, foi a ausência de Murilo, lesionado, e a entrada de Micael em seu lugar.
Com três zagueiros e Felipe Anderson, o novo camisa 7 atuou novamente como ala bem aberto pela direita, com Estêvão caindo mais solto entre o meio e as pontas, e, assim como diante do Cerro, teve uma de suas melhores atuações desde a chegada ao Verdão. A mobilidade do camisa 7 com o camisa 41 desafogou o meio-campo e deixou a equipe com maior criação.
Os números ajudam a entender a superioridade. Foram quatro grandes chances perdidas do Palmeiras, além dos dois gols, contra nenhuma oportunidade clara de gol para o rival – Weverton encerrou a noite com somente uma defesa, em somente oito finalizações do Corinthians durante os 90 minutos, contra 14 palmeirenses.
O Palmeiras poderia ter deixado a Arena Barueri com uma goleada histórica sobre o maior rival. O 2 a 0, placar final do duelo, já havia sido construído antes mesmo dos 20 minutos do primeiro tempo, em dois chutes de fora da área de Piquerez e Emiliano Martínez.
Coincidentemente, Verdão já tinha levado perigo em finalizações em jogadas anteriores aos dois gols. Antes de abrir o marcador, aos 14 minutos, Piquerez aproveitou falta cobrada por Richard Rios na área e obrigou Donelli a fazer duas lindas defesas. E, aos 18, antes da bola na rede de Martínez, o time quase marcou com Felipe Anderson, que acertou a trave.
No segundo tempo a noite só não foi perfeita para a torcida alviverde pela baixa eficácia do ataque do Palmeiras, que merecia ao menos um gol nos 45 minutos finais. Com muito ímpeto, velocidade e com o Corinthians desorganizado, o time teve ao menos três boas chances de converter o bom jogo em mais gols.
A equipe até chegou a aumentar a vantagem com Vitor Roque, que ainda busca o primeiro com a camisa do Verdão. Em boa jogada na direita aos 22 minutos, Estêvão driblou a marcação e cruzou na área. Roque cabeceou para o fundo das redes – mas o lance terminou anulado por impedimento de Gómez.
No lance seguinte, o camisa 9 ganhou disputa contra André Ramalho e Cacá e obrigou Donelli a fazer grande defesa. Aos 30, chance de Estêvão quase deixar o dele. Em disparada pela ponta esquerda e deu um toquinho de cavadinha por cima de Matheus Donelli – a bola passou perto da trave.
Ainda deu tempo de Paulinho estrear com a camisa alviverde. O atacante entrou no duelo aos 32 minutos e aos 35 quase deixou o dele, parando em Donelli. Noite para o ataque do Palmeiras se lembrar, mas ainda assim lamentar as chances perdidas.
Time do Palmeiras em ação contra o Corinthians (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Com o resultado, o Palmeiras assume momentaneamente a liderança do Campeonato Brasileiro, com sete pontos conquistados em três jogos, com duas vitórias e um empate. Fortaleza e Internacional, que se enfrentam, e Flamengo também podem chegar a sete pontos.
A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (16), às 19h30 (de Brasília), diante do Internacional, no Beira Rio, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Live