Análise tática - Flamengo 1x1 Grêmio: desatenção e inefetividade freiam arrancada rubro-negra | OneFootball

Análise tática - Flamengo 1x1 Grêmio: desatenção e inefetividade freiam arrancada rubro-negra | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·1. September 2025

Análise tática - Flamengo 1x1 Grêmio: desatenção e inefetividade freiam arrancada rubro-negra

Artikelbild:Análise tática - Flamengo 1x1 Grêmio: desatenção e inefetividade freiam arrancada rubro-negra

Em um Maracanã com quase 70 mil torcedores, o Flamengo viveu uma tarde de sentimentos mistos. O empate em 1 a 1 com o Grêmio, embora mantenha o time na liderança do Brasileirão, soou como derrota. A análise tática da partida revela uma equipe dominante, mas que pecou na eficiência e pagou caro por desatenção.

Desde o início, o Flamengo impôs seu modelo de jogo. Posse de bola agressiva e busca por amplitude. Com Varela e Plata pela direita, e Ayrton Lucas com Samuel Lino pela esquerda, a equipe tentou esticar ao máximo a defesa do Grêmio. A movimentação de Lino, em particular, que flutuava da ponta para o centro, foi uma das principais válvulas de escape nos minutos iniciais.


OneFootball Videos


Apesar do controle, a primeira etapa expôs a dificuldade em transformar volume em chances claras. O Flamengo circulava a bola, mantinha a posse, mas esbarrava em uma bem postada linha defensiva gaúcha. Faltava a infiltração, o passe que quebra as linhas.

O time só conseguiu furar esse bloqueio no final do primeiro tempo. Em duas jogadas, Pedro parou em defesa crucial do goleiro Tiago Volpi e um corte providencial de Noriega.

Arrascaeta e Pedro brilham juntos

O gol rubro-negro no início do segundo tempo foi um retrato do que o ataque do Flamengo tem de melhor. A jogada, que começa com Samuel Lino, encontra em Pedro a figura do pivô inteligente, que atrai a marcação e ajeita para a chegada de Arrascaeta. O uruguaio, com a precisão que lhe é característica, finalizou com categoria.

Essa tabela simboliza a fluidez da dupla de ataque, que constantemente alterna funções: por vezes Pedro é a referência na área, por outras é Arrascaeta; em outros momentos, Pedro recua para abrir espaço para a infiltração do camisa 10. Quando sincronizados, são quase imparáveis.

No entanto, o placar mínimo manteve o jogo perigoso. O Flamengo teve oportunidades para ampliar e "matar" a partida, especialmente em bolas paradas com De la Cruz e em um cabeceio de Léo Pereira, que novamente parou em Volpi.

Mexida de Filipe Luís muda rumo do jogo

Com a saída de De la Cruz, voltando a ser titular depois de muito tempo, o rendimento caiu. A entrada de Evertton Araujo tirou parte da intensidade e do controle do meio-campo. Isso acabou permitindo ao Grêmio respirar e encontrar espaços que antes não existiam.

Foi nesse cenário de maior liberdade para o adversário que o erro capital aconteceu. Sem a mesma leitura de Jorginho e De La Cruz, a Cria do Ninho acabou cedendo espaços. Numa dessas lacunas, o Grêmio construiu a jogada, que acabou com Ayrton Lucas cometendo um pênalti infantil.

Lições para a Data Fifa

As próximas duas semanas de pausa para a Data Fifa serão cruciais. O desafio da comissão técnica é encontrar maneiras de ser mais letal e manter a concentração defensiva durante os 90 minutos.

É preciso ajustar a pontaria para que o domínio se traduza em gols e, principalmente, em vitórias. Apesar do tropeço, o Rubro-Negro continua bem na liderança, com três pontos para o vice-líder Cruzeiro.

Impressum des Publishers ansehen